O plural da palavra gol pode ser gols, gois (com vogal o fechada) ou goles (com vogal o fechada). Contudo, apenas a primeira forma é utilizada pelos falantes da língua.
Exemplos:
A palavra gol é, segundo vários estudiosos puristas da língua, um barbarismo, uma vez que foge às regras de grafia, de pronúncia e de formação do plural do português, numa tentativa de imitar a grafia, a pronúncia e a formação do plural da palavra original em inglês goal, com plural goals. Contudo, esta palavra se encontra muito difundida, sendo utilizada regularmente e naturalmente por todos os falantes da língua.
O plural mais habitual e utilizado da palavra gol é gols, seguindo a formação da palavra em inglês goals. Acrescentar um –s para a formação das palavras terminadas em –l é agramatical na língua portuguesa. As formas goles e gois estão adequadas às regras de formação do plural das palavras terminadas em –l, que pode ser feito acrescentando –es à palavra no singular ou ser feito substituindo o –l por –is.
Exemplos com acrescento de –es:
Exemplos com a substituição do –l por –is:
Essa irregularidade na formação do plural da palavra gol não se verifica no português falado em Portugal e em alguns estados do Brasil, uma vez que o estrangeirismo gol foi aportuguesado para a palavra golo, formando o plural conforme a regra básica de acrescentar um –s à palavra no singular para a formação do plural.
Exemplos:
Fique sabendo mais!
A pronúncia da palavra gol também não segue as regras fonéticas do português, dado que esta palavra é pronunciada com a vogal o fechada e, segundo a regra, as palavras terminadas em –ol são pronunciadas com a vogal o aberta, como futebol, sol, caracol, espanhol, lençol, anzol,… A pronúncia se manteve fechada também numa tentativa de imitar o som da palavra original em inglês.