Sobre o Dicio

O Dicio é o maior e mais completo dicionário on-line de português contemporâneo, nele você pode encontrar uma infinidade de palavras definidas, além do significado, classificação gramatical, etimologia, sinônimos e antônimos, sendo possível consultar, ainda, outras informações relevantes, como a separação silábica, os plurais e os femininos, as rimas e os anagramas, além de exemplos e de citações. Um dicionário de uso prático que conta ainda com mais de 15 mil verbos conjugados, cerca de 144 mil sinônimos e 15 mil antônimos.

Criado e mantido pela 7Graus, este dicionário foi desenvolvido para que qualquer pessoa tenha a possibilidade de acessar um dicionário de qualidade, de maneira gratuita, porque acreditamos que disponibilizar gratuitamente conteúdo de qualidade é a melhor forma de ajudar a melhorar a vida das pessoas. O Dicio busca auxiliar, com informações relevantes e de maneira sucinta, quem tem dúvidas de português ou quem se quer beneficiar lexicalmente, melhorando a sua maneira de escrever, de falar, de entender e de usar a Língua Portuguesa, tanto no dia a dia, como em situações específicas ou mais formais.

Nossa equipe é composta por lexicógrafos e linguistas que buscam garantir a acurácia, a exatidão e a precisão de toda a informação disponibilizada pelo site. A equipe editorial do Dicio fundamenta seu trabalho, para a criação das definições e de outros conteúdos, na consulta dos mais variados materiais, especialmente concernentes à lexicografia e à gramática (normativa e de usos), aplicadas numa perspectiva sociolinguística.

Equipe do site

Débora Ribeiro, linguista e lexicógrafa, desde 2012 é a responsável pela gestão e produção de todo o conteúdo linguístico disponibilizado pelo Dicio, licenciada em Língua Portuguesa, Linguística, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português como Segunda Língua pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, iniciou seu percurso profissional em 2008, trabalhando com a pesquisa, com o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

Flávia Neves, lexicógrafa e professora de português, desde 2012 trabalha na gestão e produção de conteúdos linguísticos para o Dicio. Licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, atua nas áreas da Didática e da Pedagogia, lecionando português desde 2005 a crianças, jovens e adultos. Colabora também em outros sites na área da língua portuguesa, nomeadamente em gramática, sinônimos, antônimos e conjugação verbal.

Políticas de Confidencialidade

Recomendamos que verifique as nossas Políticas de Privacidade. O Dicio respeita e reconhece a importância da sua privacidade, por isso, não partilha a informação que recebe, usando-a unicamente para acompanhar as estatísticas relacionadas com o número de visitas.

Formas de Financiamento, Publicidade e Anúncios

O Dicio utiliza como Forma de Financiamento a venda de espaço para publicidade on-line. Empresas de publicidade de terceiros veiculam anúncios durante a sua visita ao nosso site, elas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas, para exibir anúncios relacionados com produtos e serviços de seu interesse.

Esses anúncios que, devidamente identificados e separados do conteúdo de consulta, garantem a manutenção do nosso dicionário sem que isso acarrete custos para os nossos usuários. Portanto, o Dicio vende espaço no site para que esses anúncios apareçam e, através da venda desses espaços, consegue financiar sua equipe de produção de conteúdos, pagar despesas com alojamento do site, com manutenção técnica e informática.

Isenção Editorial e de Conteúdo

Todo conteúdo produzido pelo site é de teor isento, ou seja, não vinculado a quaisquer tipos de patrocínios. A equipe editorial do Dicio é a única responsável pelas escolhas editoriais disponibilizadas neste dicionário. Embora sirva como uma excelente ferramenta de consulta, as informações inseridas neste dicionário em qualquer nível do conhecimento não substituem a opinião, o diagnóstico ou a orientação de profissionais especializados (médicos, advogados, cientistas, filósofos, professores etc.).

Atualização de Conteúdo

Nossa equipe editorial busca, quando possível e necessário, adaptar suas definições ao contexto social em que estamos inseridos, acrescentando novas acepções e sentidos, assinalando seus usos e, sobretudo, mantendo uma coerência com que é tido como sentido compartilhado pelos demais dicionários. Acreditamos que as palavras, assim como a sociedade, precisam acompanhar a constante evolução do mundo. Por isso, os verbetes do Dicio são periodicamente revisados e, quando necessário, alterados.

Onde encontrar o Dicio, além do site

Além do dicionário on-line, há vídeos informativos cujo conteúdo, completamente atualizado, tem o propósito de simplificar as maiores dúvidas de português, oferecendo, ainda, dicas simples para tornar sua experiência ao aprender a Língua Portuguesa prazerosa e descomplicada. Além do site, é possível encontrar o Dicio no Facebook, com uma página atualizada e repleta de curiosidades sobre nosso idioma. E, para quem prefere acessar todo este conteúdo pelo celular ou pelo tablet (com sistema Android), o Dicio dispõe de uma app com o dicionário completo, podendo ser consultada tanto on-line, como off-line.

Outros sites do Dicio

O Dicio se subdivide em outros sites que, embora possuam domínios diferentes, são também geridos e mantidos pela 7Graus, a saber:

  • Dúvidas de Português do Dicio, onde é possível encontrar as melhores respostas para as dúvidas mais comuns sobre a Língua Portuguesa
  • Dicionário de Sinônimos, dicionário de sinônimos on-line com mais de 30 mil sinônimos de palavras e expressões para consulta.
  • Dicionário de Antônimos, dicionário de antônimos on-line com mais 25 mil antônimos de palavras e expressões para consulta.
  • Conjugação de Verbos, site para conjugar os verbos regulares e irregulares da Língua Portuguesa.
  • Norma Culta, site com o objetivo de fornecer informações relevantes e fidedignas sobre assuntos de Gramática da Língua Portuguesa.

Como Citar o Dicio em seus Trabalhos Escolares ou Acadêmicos

Para citar o Dicio em seus trabalhos, seguindo as normas da ABNT, escreva: palavra consultada, seguida de In.: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2018. Disponível em:, seguido do url da palavra e, por fim, indique o Acesso em:, seguido da data em que a palavra foi consultada. Ou siga o exemplo abaixo:

[PALAVRA]. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2018. Disponível em: [url da palavra]. Acesso em: 18/09/2018.