Sobre o Dicio
O Dicio é o maior e mais completo dicionário on-line de português contemporâneo. Nosso dicionário está disponível gratuitamente porque entendemos que o conhecimento deve estar acessível a todas as pessoas.
Na 7Graus, empresa mantém os direitos de uso deste dicionário, acreditamos que disponibilizar conteúdos gratuitos é a melhor forma de ajudar a melhorar a vida das pessoas.
O Dicio é composto por uma infinidade de palavras que, tendo em conta a evolução da língua e da sociedade, são atualizadas diariamente. Nosso propósito é fazer com que você consiga acessar informações fiáveis, compreensíveis e atualizadas. Prezamos pela linguagem simples e de fácil compreensão. Nossas definições são construídas para que você consiga entender e se identificar com o que procura.
No Dicio, você pode encontrar o significado, a classificação gramatical, a etimologia, os sinônimos e os antônimos de uma palavra, sendo possível consultar, ainda, outras informações relevantes, como a separação silábica, os plurais e os femininos, as rimas, além de exemplos e de citações. Nós apresentamos informações relevantes e de maneira sucinta para quem possui dúvidas de português ou para quem se quer beneficiar lexicalmente, melhorando a sua maneira de escrever, de falar, de entender e de usar a Língua Portuguesa, tanto no dia a dia, como em situações específicas ou mais formais.
Nossa equipe de lexicógrafos e linguistas trabalha sob a ótica de que um dicionário não pode ser mais um fator de exclusão social, mas uma ferramenta que nos auxilia a entender a nossa língua e, consequentemente, o mundo que nos rodeia.
Equipe do site
Débora Ribeiro, linguista e lexicógrafa, desde 2012 é a responsável pela gestão e produção de todo o conteúdo linguístico disponibilizado pelo Dicio, licenciada em Língua Portuguesa, Linguística, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português como Segunda Língua pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, iniciou seu percurso profissional em 2008, trabalhando com a pesquisa, com o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.
Louise Oliveira, graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora de Língua Portuguesa, autora de materiais didáticos e revisora de textos. Apaixonada pela escrita e pelo ensino de língua materna, produz conteúdos educacionais desde 2009 e carrega o propósito de levar educação de qualidade a todos. Tem ampla experiência profissional em sua área, atuando em escolas públicas e privadas, redes de ensino, setores de avaliação educacional e editoras.
Fábio Bertonha, doutor (2022) e mestre (2018) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, junto à UNESP, campus de São José do Rio Preto. Sua área de concentração corresponde à Linguística Aplicada, cuja linha de pesquisa é Lexicologia e Lexicografia. Graduou-se no curso de Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor (inglês e italiano, em 2010; francês e espanhol, em 2016) também pela mesma universidade. Pesquisa na área de Lexicografia lidando com dicionários especiais.
Ex-colaboradores
Flávia Neves, lexicógrafa e professora de português, desde 2012 trabalha na gestão e produção de conteúdos linguísticos para o Dicio. Licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, atua nas áreas da Didática e da Pedagogia, lecionando português desde 2005 a crianças, jovens e adultos. Colabora também em outros sites na área da língua portuguesa, nomeadamente em gramática, sinônimos, antônimos e conjugação verbal.
Carolina Sueto Moreira, professora de português e redação, revisora. Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, atua desde 1996 na educação de adolescentes e adultos. Colabora também na elaboração, revisão e avaliação crítica de material didático. É uma das autoras do livro de contos "Uma casa toda nossa" e atua no coletivo de escritoras de mesmo nome. Atualmente, estuda tradução na UFMG.
Políticas de Confidencialidade
Recomendamos que verifique as nossas Políticas de Privacidade. O Dicio respeita e reconhece a importância da sua privacidade, por isso, não partilha a informação que recebe, usando-a unicamente para acompanhar as estatísticas relacionadas com o número de visitas.
Formas de Financiamento, Publicidade e Anúncios
O Dicio utiliza como Forma de Financiamento a venda de espaço para publicidade on-line. Empresas de publicidade de terceiros veiculam anúncios durante a sua visita ao nosso site, elas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas, para exibir anúncios relacionados com produtos e serviços de seu interesse.
Esses anúncios que, devidamente identificados e separados do conteúdo de consulta, garantem a manutenção do nosso dicionário sem que isso acarrete custos para os nossos usuários. Portanto, o Dicio vende espaço no site para que esses anúncios apareçam e, através da venda desses espaços, consegue financiar sua equipe de produção de conteúdos, pagar despesas com alojamento do site, com manutenção técnica e informática.
Isenção Editorial e de Conteúdo
Todo conteúdo produzido pelo site é de teor isento, ou seja, não vinculado a quaisquer tipos de patrocínios. A equipe editorial do Dicio é a única responsável pelas escolhas editoriais disponibilizadas neste dicionário. Embora sirva como uma excelente ferramenta de consulta, as informações inseridas neste dicionário em qualquer nível do conhecimento não substituem a opinião, o diagnóstico ou a orientação de profissionais especializados (médicos, advogados, cientistas, filósofos, professores etc.).
Atualização de Conteúdo
Nossa equipe editorial busca, quando possível e necessário, adaptar suas definições ao contexto social em que estamos inseridos, acrescentando novas acepções e sentidos, assinalando seus usos e, sobretudo, mantendo uma coerência com que é tido como sentido compartilhado pelos demais dicionários. Acreditamos que as palavras, assim como a sociedade, precisam acompanhar a constante evolução do mundo. Por isso, os verbetes do Dicio são periodicamente revisados e, quando necessário, alterados.
Algumas palavras trazem, nas suas acepções, comportamentos de épocas remotas que se tornaram inadequados, pejorativos ou injuriosos. O Dicio, como qualquer outro dicionário, tem uma infinidade de verbetes que registram essas acepções, mas não é o responsável pelo modo como o usuário faz uso dessas informações. Cabe ao dicionário apenas fazer o registro e catalogar os significados de suas palavras. Nós não recomendamos nem incentivamos o uso de qualquer termo.
Toda definição disponibilizada pelo Dicio é um registro catalogado, isento de juízo de valor. Nós não temos responsabilidade moral sobre o uso que é feito dos termos e de toda informação semântica ou gramatical aqui apresentada. Trabalhamos para que nosso conteúdo esteja o mais atualizado possível, tendo em conta o contexto atual de uso de uma palavra. Fazemos constantes avaliações e assinalamos o que, com o passar do tempo, pode se ter tornado obsoleto, inadequado ou ofensivo.
Portanto, não nos responsabilizamos pelos sentidos de uma palavra, somente catalogamos, registramos e assinalamos as suas acepções.
Onde encontrar o Dicio, além do site
Além do dicionário on-line, há vídeos informativos cujo conteúdo, completamente atualizado, tem o propósito de simplificar as maiores dúvidas de português, oferecendo, ainda, dicas simples para tornar sua experiência ao aprender a Língua Portuguesa prazerosa e descomplicada. Além do site, é possível encontrar o Dicio no Facebook, no Instagram, com uma página atualizada e repleta de curiosidades sobre nosso idioma e também o Dicio no Youtube. E, para quem prefere acessar todo este conteúdo pelo celular ou pelo tablet (com sistema Android), o Dicio dispõe de uma app com o dicionário completo, podendo ser consultada tanto on-line, como off-line.
Outros sites do Dicio
O Dicio se subdivide em outros sites que, embora possuam domínios diferentes, são também geridos e mantidos pela 7Graus, a saber:
- Dicionário de Sinônimos, dicionário de sinônimos on-line com mais de 30 mil sinônimos de palavras e expressões para consulta.
- Dicionário de Antônimos, dicionário de antônimos on-line com mais 25 mil antônimos de palavras e expressões para consulta.
- Conjugação de Verbos, site para conjugar os verbos regulares e irregulares da Língua Portuguesa.
- Norma Culta, site com o objetivo de fornecer informações relevantes e fidedignas sobre assuntos de Gramática da Língua Portuguesa.
Como citar o Dicio?
Para citar o Dicio, seguindo as normas da ABNT, escreva a palavra consultada seguida de In.: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em:, seguido do url da palavra e, por fim, indique o Acesso em:, seguido da data em que a palavra foi consultada. Veja abaixo:
[Coloque aqui palavra em maiúsculas]. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: [Coloque aqui o url da palavra]. Acesso em: 12/12/2024.
Ou siga o exemplo da palavra “trabalho”, trocando a palavra "TRABALHO" pela palavra que consultou, e trocando "https://www.dicio.com.br/trabalho/" pelo url dessa palavra consultada por você:
TRABALHO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/trabalho/. Acesso em: 12/12/2024.
Todos os conteúdos presentes no nosso site são apenas para fins informativos e não devem ser considerados como fonte de consulta especializada. Por isso, não podem ser usados como: consulta jurídica, consulta médica, consulta financeira ou consulta relacionada com qualquer outro âmbito profissional.
Os conteúdos são fornecidos sem qualquer tipo de garantia. Todo e qualquer risco da utilização dos conteúdos é assumido pelo próprio usuário.
Bibliografia de consulta
- BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
- BORBA, F.da.S. Organização de Dicionários: uma Introdução à Lexicografia. São Paulo: Editora Unesp, 2003
- C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
- BUENO, S. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 7ºed. São Paulo: Saraiva,1968.
- CAGLIARI, L.C. Algumas reflexões sobre o início da Ortografia da Língua Portuguesa. In: Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas: Editora UNICAMP, 1995.
- CÂMARA JR, M.J. Dicionário de Filologia e Gramática. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora J. Ozon + Editor, 1970.
- CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. revisada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
- CHAVES de MELO, G. A língua do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Padrão, 1981.
- CASTILHO, A. Gramática do Português Falado, vol.IV, Estudos Descritivos. Campinas: Unicamp, 2002.
- CASTILHO, A. Gramática do Português Falado, vol.III, Abordagens. Campinas: Unicamp, 2002.
- CASTILHO, A. A Língua Portuguesa Presente e Futuro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
- Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009.
- FIGUEIREDO, C. Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Lisboa: Livraria Editôra Tavares Cardoso & Irmão, 1899.
- LEITE, M.Q. Norma na língua falada e na língua escrita. In: Os múltiplos usos da língua. Maceió: Editora UFAL, 1999
- NEVES, M.H.M. Gramática na escola. 21 ed. São Paulo: Contexto, 1991.
- NEVES, M.H.M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.
- NEVES, M.H.M. Gramática de usos do Português. 2ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011
- NETO, Pasquale Cipro & INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. 3 ed. São Paulo: Scipione, 2010.
- PIMENTA, Reinaldo. A Casa da Mãe Joana 1 e 2: Curiosidades nas Origens das Palavras, Frases e Marcas. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016