Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Comprimento, com o na primeira sílaba, se refere ao tamanho de alguém ou alguma coisa, indicando uma extensão longitudinal, vertical ou temporal:
Cumprimento, com u na primeira sílaba, se refere a uma saudação e elogio, quando referente ao verbo cumprimentar:
Cumprimento se refere também ao ato de concluir alguma obrigação ou tarefa, quando referente ao verbo cumprir:
Cumprimento pode ser ainda a forma conjugada do verbo cumprimentar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu cumprimento.
O substantivo comprimento é sinônimo de extensão, distância, compridez, longitude, altura, tamanho, grandeza, duração, tempo, entre outros.
Exemplos com comprimento:
A palavra comprimento é formada por derivação sufixal, tendo sido acrescentado o sufixo -mento ao verbo antigo comprir: comprir + -mento. O sufixo -mento é um sufixo nominal que se junta a um verbo para originar um substantivo e indica uma ação ou o resultado de uma ação.
O substantivo cumprimento é sinônimo de realização, execução, acatamento, obediência, observância, saudação, reverência, cortesia, elogio, felicitação, congratulação, entre outros.
Exemplos com cumprimento:
A palavra cumprimento pode ser também formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -mento ao verbo cumprir: cumprir + -mento, ou pode ainda ter sua origem na palavra em latim complementu, pelo verbo complere, que significa completar, satisfazer, cumprir.
Cumprimento é também a forma conjugada do verbo cumprimentar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Este verbo indica o ato de apresentar cumprimentos e saudações, bem como de apresentar elogios.
Todas as formas conjugadas do verbo cumprimentar deverão ser escritas com u na primeira sílaba.
Verbo cumprimentar – Presente do indicativo:
(Eu) cumprimento
(Tu) cumprimentas
(Ele) cumprimenta
(Nós) cumprimentamos
(Vós) cumprimentais
(Eles) cumprimentam
Exemplos com o verbo cumprimentar:
Quer uma dica bem simples para aprender bem rápido? Assista ao vídeo e com certeza não irá mais confundir estas palavras!
As palavras comprimento e cumprimento são palavras parônimas, ou seja, são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: