Como fazer uma carta usando a estrutura certa (com exemplos)

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Professora de Português
Publicado em

A carta é um texto em que o autor pretende se corresponder a distância com um interlocutor (uma pessoa ou uma instituição, por exemplo). Quem escreve a carta é o remetente, enquanto quem a recebe é o destinatário.

Os objetivos específicos de uma carta variam de acordo com seu tipo: carta pessoal, carta aberta (direcionada a um público mais amplo), carta de leitor (que circula em jornais e revistas), carta de apresentação, carta argumentativa, carta comercial, entre outros.

Estrutura de uma carta

Os elementos presentes na estrutura de uma carta podem alterar um pouco, conforme o tipo. Esta é a estrutura básica, pautada em uma carta pessoal:

Estrutura da carta: local e data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.
  • Local e data: onde e quando a carta está sendo escrita.
  • Vocativo: a quem a carta é encaminhada. Costuma ser seguido por vírgula ou dois-pontos. Formas de tratamento como “Prezado(a)”, “Senhor(a)” e “Querido(a)” são de uso comum. Elas podem variar, sendo informais ou formais, dependendo da relação entre os interlocutores (quem participa do diálogo estabelecido pela carta).
  • Corpo do texto: espaço em que o texto é desenvolvido. Seu tamanho é definido de acordo com o objetivo da carta.
  • Despedida e assinatura: partes que finalizam a carta. Despedidas formais incluem expressões como “cordialmente”, “atenciosamente”, “com os melhores cumprimentos”, entre outras. Já as despedidas informais apresentam expressões como “Abraços” e “Com carinho”.

Como escrever uma carta

Antes de escrever, planeje o seu texto. Defina a quem será dirigida a carta, o assunto e a forma de envio: digitalmente (por e-mail) ou pelo correio.

Decida também se a carta será digitada ou escrita à mão, nas situações em que isso for possível. Há pessoas que optam por cartas pessoais manuscritas, com o objetivo de dar um toque maior de personalidade ao texto.

Feito isso, siga estes passos:

1. Observe se a sua carta apresenta local e data, vocativo, mensagem, expressão cordial de despedida e assinatura.

2. Use uma linguagem adequada ao leitor. O tom poderá ser informal quando se tratar de uma pessoa com quem possua intimidade. Caso envie a carta para uma empresa ou um jornal, por exemplo, escolha linguagem formal.

3. Indique por que você está enviando a carta.

4. Comece a carta contextualizando o seu leitor sobre o assunto a ser tratado.

5. Revise o seu texto, garantindo que as informações estejam claras.

6. Confira o endereço (físico ou eletrônico) para o qual você enviará a carta.

Tipos e exemplos de carta

Confira os principais tipos de carta, acompanhados de um modelo para que você possa identificar suas características.

Carta pessoal

A carta pessoal pode ser enviada com diferentes objetivos: agradecimentos, convites, troca de notícias, pedido de desculpas etc. No exemplo a seguir você lerá uma carta de amor.

Salvador, 20 de julho de 2023.


Querida Olívia,


Ainda me lembro do dia em que a conheci. Você era tão linda que eu simplesmente não conseguia parar de olhar. É difícil acreditar que já se passaram 3 anos, mas cada dia que passa é melhor que o anterior. [...] Quanto mais aprendo ao seu lado, mais me apaixono por você.


Não sei onde estaria sem a sua companhia. Estou tão feliz por ter conhecido uma pessoa tão maravilhosa... Você é a melhor namorada que alguém poderia pedir!


Eu te amo com todo o meu coração.


Mateus


(Disponível em: https://www.canva.com/design/DAF_THcB8zU. Acesso em mar. 2024. Adaptado.)

Carta aberta

A carta aberta dirige-se a um público amplo e serve, geralmente, para expor problemas que os cidadãos comuns enfrentam em seu dia a dia e que nem sempre têm visibilidade na mídia. Aborda temas de relevância social e tem caráter opinativo e argumentativo.

Porto Velho, 10 de fevereiro de 2016.


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Rondônia vem manifestar sua grande preocupação diante do aumento da violência em conflitos por terra no estado.


A Comissão Pastoral da Terra pede socorro. São imprescindíveis providências imediatas que freiem de uma vez o caos que vem se instalando nas áreas rurais de Rondônia, com execuções sumárias de trabalhadores. Exige-se também investigação imparcial dos assassinatos com punição exemplar de seus autores.


Nosso país necessita de Justiça social à altura dos problemas que sua falta acarreta, que garanta a dignidade da pessoa humana e os seus direitos fundamentais, como o direito à terra, à vida e à sua manutenção.


A Reforma Agrária é urgente e necessária para que se rompam as fronteiras da intolerância e se ofereça dignidade para todos.


(Fonte: Comissão Pastoral da Terra Rondônia (CPT-RO). In: SETTE, Graça et al. Português: Trilhas e tramas. São Paulo: Leya, 2016. p. 310. Adaptado.)

Carta do leitor

A carta do leitor é enviada para jornais ou revistas. Geralmente aborda a opinião de um leitor sobre alguma matéria publicada. Apesar de possuir estrutura semelhante à da carta pessoal, alguns elementos são suprimidos pelos veículos de comunicação devido ao espaço disponível.

Vantagens do presencial


"Homeschooling: o que significa ‘ser tão ou mais eficiente que a escola’?" (Opinião, 3/3/2024).

Como uma estudante de ensino médio e que já participou do método de ensino a distância durante a pandemia, posso dizer que o homeschooling traz mais malefícios do que benefícios, não só no aprendizado do aluno, mas nas interações sociais. Após a pandemia, tive mais dificuldades ao me socializar com colegas, e acredito que quem cresce com esse método de ensino pode ser prejudicado na vida adulta.


Teresa Cristine Ribeiro Xavier (Cabo Frio, RJ)

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2024/03/leitor-elogia-serie-de-reportagens-sobre-crise-migratoria-em-darien.shtml. Acesso em mar. 2024.)

Carta argumentativa

A carta argumentativa tem o propósito de convencer o destinatário sobre um determinado ponto de vista. Pode ser usada em diferentes situações, como uma reclamação formal ou uma solicitação de mudança em uma política pública, por exemplo.

Campinas, 28 de novembro de 1999.


Carta argumentativa a favor da criação da Agência Nacional da Água (ANA)


Senhor Deputado,


Nas últimas semanas tenho acompanhado atentamente o debate que tem se desenrolado no país em relação à criação da Agência Nacional da Água (ANA) e, ciente de sua posição contrária ao surgimento de tal órgão, lanço mão de minha condição de cidadão e dirijo-me ao senhor não somente com a intenção de persuadi-lo do contrário, como também de convencê-lo a participar ativamente na criação do mesmo.


Provavelmente sua resistência à criação de um órgão dessa natureza venha da crença, profundamente arraigada no subconsciente de todo brasileiro, de que ao nosso país nada falta ou faltará. Todavia, constatações feitas nas últimas décadas têm derrubado sistematicamente todas as nossas convicções de que a Natureza neste lado da América é inesgotável [...]


Esperando tê-lo convencido da importância da ANA, tomo a liberdade, ainda, de oferecer algumas sugestões que o senhor poderia, oportunamente, adotar como parte do programa a ser executado pela agência, caso o senhor venha a participar ativamente de sua criação. [...]


Certo de sua atenção e da criteriosa análise de minhas sugestões, despeço-me cordialmente.


J. T. P.


(Fonte: MACIEL, L. V. C. Gênero e estilo nas melhores redações do Vestibular Unicamp. Dissertação de Mestrado do IEL. Campinas, 2008. p. 108.)

Carta de apresentação

A carta de apresentação costuma ser solicitada em processos seletivos para empregos ou cursos acadêmicos, bem como em outras situações. Um dos seus objetivos é destacar as qualificações, experiências e motivações do candidato de forma mais personalizada.

Ao Departamento de Recursos Humanos (ou nome da pessoa responsável pelo recrutamento)


Sou estudante do (especificações do curso/nível), já concluí os cursos de (cursos que fez), nos quais conheci (breve exposição sobre o conteúdo do curso relacionado à vaga pretendida) e tenho experiência de atuação como (função/cargo no qual já trabalhou/estagiou) ao longo de (especifique o tempo).


Tenho responsabilidade e comprometimento em relação às tarefas a mim conferidas e, em geral, facilidade de relacionamento nos ambientes sociais e profissionais. Encaminho meu currículo para a vaga (especificar), conforme anúncio publicado.


Buscando desenvolvimento profissional e uma oportunidade no mercado de trabalho, pretendo ocupar a posição de (cargo pretendido) na empresa (nome da empresa), reconhecida amplamente por sua importante atuação na área (se quiser, especificar a área).


Ademais, acredito que, com meu empenho e entusiasmo, posso contribuir diretamente para o crescimento da empresa.


Estou à disposição para mais esclarecimentos.


Cordialmente,


(Nome e/ou assinatura)


(Fonte: CEREJA, W.; VIANNA, C. D.; DAMIEN, C. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 297. Adaptado.)

Veja também:

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora de Língua Portuguesa, autora de materiais didáticos e revisora de textos. Apaixonada pela escrita e pelo ensino de língua materna, produz conteúdos educacionais desde 2009 e carrega o propósito de levar educação de qualidade a todos.

Veja também