Novidade: agora o Sinônimos faz parte do Dicio. Com uma só conta, você entra nos dois sites. Entrar Saiba mais

Ante ou anti

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Geram alguma confusão entre os falantes porque ambas atuam como prefixos com significados distintos, devendo ser usadas em situações diferentes. O prefixo ante é de origem latina e significa algo anterior, sendo sinônimo de pré. O prefixo anti é de origem grega e significa uma oposição, uma ação contrária, sendo sinônimo de contra.

Ficou com dúvida no seu próprio texto? O Corretor de Texto verifica tudo de uma vez.

Exemplos:

  • anti-histórico (contrário à história)
  • ante-histórico (antes da história: pré-histórico)
  • anti-islâmico (contrário ao islamismo)
  • anteislâmico (antes do islamismo: pré-islâmico)
  • antirrepublicano (contrário à república)
  • anterrepublicano (antes da república: pré-republicano)

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos com prefixo ante: ante-estreia, ante-histórico, ante-hipófise,…
Exemplos com prefixo anti: anti-inflamatório, anti-infeccioso, anti-higiênico, anti-histamínico, …

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. 
Exemplos com prefixo ante: antebraço, anteface, antepeitoral, antecâmara, anteato, antenascer,…
Exemplos com prefixo anti: anticoncepcional, antibacteriano, anticaspa, antidepressivo,…

Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos com prefixo ante: antessocrático, antessacristia, antessujeito, anterreforma, anterrepublicano, anterreal,… 
Exemplos com prefixo anti: antirracionalismo, antirroubo, antirrugas, antissocial, antisséptico,…

Além de ser um prefixo, a palavra ante pode ser também uma preposição ou um sufixo. Enquanto preposição, refere-se a algo que está em frente a ou na presença de. Pode indicar também algo em consequência de ou em vista de. 

Exemplos:

  • Ante o exposto, nada mais há para ser feito.
  • O réu deverá se apresentar ante o juiz.
  • Meu irmão teve que deixar de estudar ante a necessidade de ajudar casa.

Enquanto sufixo, forma substantivos a partir de verbos, indicando o agente da ação (estudante, navegante, mutante, farsante,…). Forma também adjetivos a partir de verbos, indicando a qualidade ou estado de algo (falante, tolerante, semelhante, minguante,…).

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também