A forma correta de escrita da palavra é antissocial, sem hífen. A palavra anti-social, com hífen, está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar o adjetivo antissocial sempre que quisermos referir alguém ou alguma coisa que é contrária ao convívio social, bem como às ideias, regras, costumes e interesses da sociedade.
Antissocial é sinônimo de insociável, reservado, retraído, fechado, bicho do mato, impopular, introvertido, acanhado, antipático e arisco, entre outros.
Antissocial é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido: anti- + social. O prefixo anti- é de origem grega e significa uma oposição, uma ação contrária.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen deverá ser utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente.
Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Antissocial é um adjetivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma no gênero masculino e no gênero feminino:
- o comportamento antissocial / a atitude antissocial;
- o menino antissocial / a menina antissocial;
- o posicionamento antissocial / a perspectiva antissocial.