Na língua portuguesa existem diversas palavras e locuções que causam dúvidas relativamente à sua escrita. Deverão ser escritas de forma junta ou de forma separada?
As locuções seguintes deverão ser sempre escritas de forma separada:
De novo é uma locução adverbial de modo formada pelas palavras de e novo, devendo ser sempre escrita de forma separada. A palavra denovo não existe.
De novo é sinônimo de novamente, outra vez, mais uma vez.
Com certeza é uma locução adverbial de afirmação. Nunca deverá ser escrita de forma junta. A palavra concerteza está errada.
Com certeza é sinônimo de certamente, sem dúvida, claro.
Bem-vindo é uma saudação indicativa de boas-vindas. É um substantivo composto hifenizado.
A palavra Benvindo, escrita de forma junta, existe apenas como substantivo próprio.
A partir de é uma locução prepositiva formada pela preposição a, pelo verbo partir e pela preposição de, sendo assim escrita de forma separada. Apartir, escrito de forma junta, está errado.
A partir de marca um ponto de partida ou um limite inicial, sendo sinônimo de desde, de agora em diante, com início em.
De repente é uma locução adverbial de modo ou tempo, nunca sendo, assim, escrita de forma junta. A palavra derrepente está errada.
De repente é sinônimo de repentinamente, subitamente, abruptamente, imprevistamente. Essa locução nunca deverá ser usada com sentido de talvez, indicando possibilidade ou incerteza.
Por isso é uma locução coordenativa conclusiva, devendo, assim, ser escrita de forma separada. A palavra porisso, escrita junta, não existe.
Por isso é sinônimo de por esse motivo, dessa forma, assim sendo, à vista disso. Indica uma consequência de uma ação ou acontecimento anterior.
Assista ao vídeo e nunca mais escreva essas palavras de forma errada!