O atual acordo ortográfico trouxe várias alterações às regras de hifenização da língua portuguesa, definindo uma regra base para ser seguida nos casos de prefixação.
O prefixo pós, contudo, não segue essa regra, seguindo uma regra específica.
O prefixo pós deverá ser escrito com hífen sempre que for tônico e autônomo da segunda palavra. É fácil de identificar essa situação porque, nesses casos, o prefixo é escrito com acento agudo.
Exemplos com hífen:
O prefixo pos- deverá ser escrito sem hífen sempre que o prefixo for átono e sem autonomia fonética em relação à segunda palavra. Esses casos são facilmente identificáveis porque, nesses casos, o prefixo é escrito sem acentuação gráfica.
Exemplos sem hífen:
Os prefixos pró- e pré- seguem a mesma regra do prefixo pós-:
Embora o prefixo pós- não siga a regra base de prefixação estabelecida pelo novo acordo ortográfico, é importante conhecê-la: o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Nos restantes casos, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. Quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser escritas de forma duplicada: ss e rr.
Exemplos com hífen:
Exemplos sem hífen: