Os erros de português ocorrem tanto em situações pessoais, como em situações profissionais, sendo cometidos maioritariamente por hábito ou por desconhecimento. Confira alguns erros normalmente realizados no mundo do trabalho.
As formas corretas são os documentos seguem anexos ou os documentos seguem em anexo. Enquanto adjetivo, anexo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo. Enquanto substantivo, anexo forma a locução adverbial invariável em anexo.
A forma mais correta é responder ao e-mail. Segundo a norma culta, com apenas um complemento, o verbo responder é transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a. Apesar disso, a eliminação da preposição tem sido cada vez mais usual, sendo já aceita por alguns dicionários.
As formas corretas são curriculum vitae, em latim, ou apenas currículo, em português. Os falantes podem optar pelo uso da expressão latina curriculum vitae ou da palavra portuguesa currículo, é apenas errado misturar as duas opções.
A forma correta é 15h. As horas deverão ser representadas de forma abreviada apenas com h minúsculo.
A forma mais correta é tinha imprimido. Imprimir é um verbo abundante. O particípio regular imprimido é usado preferencialmente na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver. O particípio irregular impresso é usado preferencialmente na voz passiva com os verbos auxiliares ser ou estar.
A forma correta é item, sem acento agudo. Segundo as regras de acentuação do português, as palavras paroxítonas terminadas em -em não são acentuadas graficamente.
A forma correta é a prazo, sem acento grave indicador de crase. Sendo prazo uma palavra masculina, não há a presença do artigo definido a, apenas da preposição a, não ocorrendo crase.
A forma correta é clipes. Clipe é a forma aportuguesada da palavra em inglês clip. O plural clips ocorre apenas em inglês. Em português o plural de clipe é clipes.
A forma correta é mais informações. Maior é o comparativo de superioridade do adjetivo grande, devendo ser usado apenas quando uma coisa é em algum aspecto superior a outra.
A forma correta é horas extras. Extra é um adjetivo, devendo concordar em gênero e número com o substantivo que caracteriza.
Mas não confunda com preconceito linguístico! Veja aqui 10 exemplos de preconceito linguístico que vão te ajudar a entender o que é.