As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase.
Junto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Conforme o termo que vier a seguir, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase:
A locução junto a é sinônima de: junto de, perto de, ao lado de, próximo de.
Junto à deverá ser usado antes de substantivos femininos. A crase ocorre quando, após a locução junto a, há um termo feminino antecedido pelo artigo definido a. Há crase quando o artigo definido a contrai com a preposição a: junto a + a = junto à.
Nas situações em que após a preposição a vem um termo masculino, ocorre igual contração da preposição a com o artigo definido o, ficando ao: junto a + o = junto ao.
Dica!
Uma forma fácil de verificar se há ou não crase é fazer a substituição da palavra feminina por uma palavra masculina equivalente. Se ficar ao com a palavra masculina, deverá ficar à com a palavra feminina.
Dúvida: Ele mora junta a praça ou junto à praça?
Substituição pelo masculino: Ele mora junto ao jardim.
Forma correta: Ele mora junto à praça.
Em junto a, sem crase, apenas está presente a preposição a. Não ocorre contração com qualquer artigo. Deverá ser usado principalmente antes de pronomes e de substantivos no plural não determinados por artigos definidos.
A locução junto a é frequentemente utilizada para substituir outras preposições, como: em, de, para, com. Esse uso é, contudo, considerado errado segundo a norma culta da língua.
Errado: Resolva essa situação junto à direção.
Certo: Resolva essa situação com a direção.
Errado: Peça o material junto à secretária.
Certo: Peça o material à secretária.
Errado: Procure informações junto ao gabinete do cidadão.
Certo: Procure informações no gabinete do cidadão.