havia

Significado de Havia

substantivo deverbal Existia; ação de haver, ato de existir real ou imaginariamente: havia cadeiras na sala; havia fantasmas na casa.
Acontecia; ato de se verificar ou de estar presente em: havia várias manifestações no Brasil; havia muitas provas no processo.
[Gramática] O verbo haver é impessoal, não admitindo plural, quando empregado no sentido de existir ou de acontecer; neste sentido, a forma "haviam" está incorreta e deve ser evitada.
Etimologia (origem da palavra havia). Forma regressiva de haver.

Sinônimos de Havia

Havia é sinônimo de: existia, acontecia, ocorria

Definição de Havia

Flexão do verbo haver na: 1ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo, 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo
Separação silábica: ha-vi-a

Frases com a palavra havia

Fonte: Pensador
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
- Mahatma Gandhi
Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago.
- Fred Allen

Exemplos com a palavra havia

Em outros corredores havia tráfego intenso, mas sem retenções no percurso, como: rua Pinheiro Machado, no sentido túnel Santa Bárbara; na avenida Ministro Ivan Lins, no sentido São Conrado; na avenida Ayrton Senna, no sentido Orla; e na avenida Brasil, no sentido centro. Folha de S.Paulo, 26/06/2009
Reportagem de anteontem revelou que a Suíça havia bloqueado conta bancária atribuída a Marinho que supostamente recebeu comissões ilegais da Alstom. Folha de S.Paulo, 26/06/2009
Por volta das 10h, havia lentidão em vias da região sul da cidade. Folha de S.Paulo, 26/06/2009
havia

Outras informações sobre a palavra

Possui 5 letras
Possui as vogais: a i
Possui as consoantes: h v
A palavra escrita ao contrário: aivah

Rimas com havia


Anagramas de havia

  • Havaí
  • hiava