A forma correta de escrita da palavra é certo, com c no início:
A palavra serto, com s, está errada.
Certo tem vários significados, podendo ser um adjetivo, um substantivo masculino, um pronome indefinido ou um advérbio.
A palavra certo é muito utilizada na expressão dar certo, que significa que alguma coisa foi ou será realizada com êxito, conforme o esperado e pretendido:
Com função de adjetivo, significa aquilo que é correto, verdadeiro, seguro, preciso e exato, não contendo erros. Refere-se também a alguma coisa que foi combinada, acertada e ajustada, bem como a algo que é adequado, apropriado e conveniente.
Como substantivo masculino, indica a coisa correta, aquilo que contraria o errado e o duvidoso. Pode indicar também um sinal em forma de c que indica que alguma coisa está correta. Vem precedido por um artigo: o certo.
Com função de pronome indefinido, indica algo ou alguém não determinado, que se pode diferenciar ou não dos demais. É sinônimo de um, algum, qualquer.
Sendo um advérbio, refere-se a alguma coisa feita da forma correta, com certeza e precisão, sendo sinônimo de certamente, corretamente e bem.
Certo tem sua origem na palavra em latim certus, que significa seguro, determinado e garantido. Assim, a palavra certo deve ser escrita com c na primeira sílaba, bem como as suas palavras cognatas:
Com menor utilização, a palavra certo pode ser ainda a forma conjugada do verbo certar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu certo.
O verbo certar se refere ao ato de combater, pleitear, discutir, debater. Significa também o ato de concorrer, de participar num concurso.
Tem sua origem na palavra latina certare, devendo assim ser escrito com c inicial.
Veja também: Acerto ou asserto e De certo ou decerto