Como fazer um relatório em 7 passos

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Professora de Português

O relatório é um documento que tem o objetivo de relatar como um trabalho foi desenvolvido e seus resultados e conclusões. Esse trabalho pode ser uma pesquisa, um projeto, uma atividade técnica ou científica.

Um relatório serve como histórico de aprendizagens e fonte de conhecimento. Além disso, muitas decisões acadêmicas, profissionais ou políticas são baseadas em dados contidos em relatórios. Por isso, seu texto precisa ser bem escrito, comunicando as informações de forma clara e objetiva para os leitores. Veja como.

7 passos para fazer um bom relatório

1. Tenha em mente qual é o objetivo do seu relatório.

Ou seja: de onde você partiu (qual problema será resolvido) e aonde você pretende chegar com ele? Quais resultados e/ou conclusões serão apresentados?

2. Defina a estrutura do seu relatório.

Determinar a estrutura do relatório facilita a escrita e contribui para que o texto final apresente uma unidade coerente, com as ideias bem conectadas.

A estrutura básica de um relatório contém:

  • Capa: apresenta os principais elementos que identificam o seu relatório.
  • Folha de rosto: é a primeira página com os dados de identificação do trabalho.
  • Sumário (ou índice): mostra em que páginas estão as seções e os capítulos.
  • Introdução: contém a contextualização geral, as justificativas e metodologias.
  • Desenvolvimento: apresenta uma descrição detalhada do tema e as análises.
  • Conclusão: apresenta as considerações finais e sugestões.
  • Referências: contêm a lista de obras consultadas.

Você ainda pode acrescentar outras seções e capítulos para organizar melhor o seu conteúdo, a partir dessa estrutura básica.

3. Escreva a introdução apresentando o trabalho de forma geral.

A introdução explica qual foi o ponto de partida do seu trabalho, o contexto e por que ele é importante (justificativas). As diretrizes (orientações) e a metodologia usada também são apresentadas nessa seção.

Exemplo de como fazer a introdução do relatório

O relatório apresenta o trabalho de campo, incluindo o planejamento, a execução e sua conclusão. A preparação do campo ocorreu no período de maio a julho de 2008 e a coleta de dados iniciou em julho de 2008 e foi concluída em novembro do mesmo ano, em Bagé, Rio Grande do Sul.

O estudo envolveu a população idosa residente na área urbana de Bagé. O delineamento foi transversal e os dados foram coletados através de entrevistas com a utilização de questionários pré-codificados a todos os idosos moradores dos domicílios selecionados na amostra.

O objetivo do estudo foi o de identificar o acesso e a utilização de assistência domiciliar por idosos em áreas sob cobertura das equipes de saúde da família e em áreas sob cobertura das equipes tradicionais de atenção básica.

Exemplo do Relatório de Trabalho de Campo de Elaine Thumé. Departamento de Medicina Social do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia. Universidade Federal de Pelotas, 2008.

4. Apresente suas análises no desenvolvimento do relatório.

O desenvolvimento contém o texto principal do relatório, apresentando uma descrição detalhada do tema, as análises e os resultados.

Exemplo de como escrever o desenvolvimento do relatório

Esta seção apresenta o desempenho dos discentes de graduação em Administração Diurno nas principais disciplinas cursadas por eles. A análise abrange todas as disciplinas que, na soma de um período de 10 anos (2004/1 a 2014/1), tiveram pelo menos 50 alunos do curso de Administração Diurno matriculados.

Exemplo do Relatório Técnico de Avaliação dos cursos de graduação presenciais da UFMG. Setor de Estatística, 2015.

5. Conclua o relatório apresentando suas considerações finais e sugestões baseadas no que foi estudado e analisado.

Apresente suas descobertas e ofereça recomendações.

Exemplo de como concluir o relatório

Nota-se que quando uma metodologia clara de controle da qualidade dos alimentos e procedimentos a serem seguidos são adotados, consequentemente, os produtos são de melhor qualidade e as perdas são menores. Através do monitoramento e registro, pode-se aplicar ações corretivas em qualquer anormalidade verificada. É importante também conscientizar constantemente os funcionários a seguirem regras adequadas para a manipulação dos alimentos.

Exemplo do Relatório de Estágio Supervisionado de Nathália Correa Lima. Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.

6. Escreva um relatório objetivo e completo.

Um texto objetivo é aquele que vai direto ao ponto, sem informações desnecessárias e sem ambiguidade. Ele comunica as ideias de forma clara, concisa e direta. Isso é muito importante para garantir a transparência das informações prestadas.

Outro aspecto fundamental é garantir que o relato esteja completo, de forma a não deixar dúvidas ao público leitor.

O relatório deve mostrar com clareza como um trabalho foi feito, dando aos leitores a oportunidade de conferir a validade das informações e se a metodologia foi realizada corretamente.

7. Use linguagem adequada e formate o seu relatório.

O relatório é redigido na norma-padrão da língua portuguesa. Pelo seu caráter objetivo, os relatórios técnicos e científicos são escritos em 3ª pessoa. Entretanto, alguns tipos de relatório podem ser redigidos na 1ª pessoa, como relatórios de estágio e relatórios de excursão.

Outra característica essencial para o relatório é apresentar uma boa formatação. Um padrão muito usado para a formatação de relatórios são as normas da ABNT, que incluem:

  • fonte Arial ou Times New Roman na cor preta, tamanho 12
  • citações com fonte de tamanho 10
  • alinhamento com texto justificado
  • espaçamento entre linhas de 1,5
  • margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm

Tipos de relatório

Existem vários tipos de relatório, como o relatório escolar, acadêmico, técnico, de atividades, administrativo, de estágio, de visita, de viagem, de serviços prestados, entre outros.

O público leitor e a formatação de um relatório variam de acordo com o seu tipo e objetivo.

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Louise Oliveira
Louise Oliveira
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora de Língua Portuguesa, autora de materiais didáticos e revisora de textos. Apaixonada pela escrita e pelo ensino de língua materna, produz conteúdos educacionais desde 2009 e carrega o propósito de levar educação de qualidade a todos.

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