Não existe um substantivo coletivo específico para cobra. Na verdade, existem poucos substantivos coletivos específicos. Na falta de um substantivo coletivo específico é recomendado o uso de um substantivo coletivo genérico, ou seja, não específico, que se possa adequar.
Substantivos coletivos são palavras que, escritas no singular, indicam um conjunto ou um agrupamento de coisas e de seres da mesma espécie, transmitindo assim uma noção de multiplicidade. Quando o substantivo coletivo se refere a mais do que um conjunto de coisas ou seres, pode ser feita a enunciação dessa mesma coisa ou ser.
Exemplos:
Exemplos de coletivos genéricos:
Exemplos de coletivos específicos:
No caso de cobra, a justificação da não existência de um substantivo coletivo específico pode residir no fato de ser um animal que não vive em grupo. As cobras vivem sozinhas e encontram-se com outras cobras apenas nas épocas de acasalamento.
Atenção!
As palavras serpentário, ofidiário e cobril não são substantivos coletivos de cobra. Essas palavras indicam um viveiro de cobras, ou seja, um local onde se criam cobras para estudo, experiências, exibições,... Apenas poderiam ser considerados coletivos de cobra num contexto figurativo e metonímico em que haja a substituição de palavras que partilhem uma relação de proximidade de sentido, sendo referido o continente em vez do conteúdo.
Confira também:
Substantivos coletivos de animais
Lista completa de substantivos coletivos