Conheça as palavras do ano 2021

stalker

Significado de Stalker

substantivo masculino Aquele que segue obsessivamente outra pessoa, vigiando suas rotinas, sendo esta perseguição insistente e podendo resultar em ataques ou agressões; perseguidor.Pessoa que pratica o cyberstalking, forma de violência em que uma pessoa invade completamente a privacidade de outra através da Internet ou de perseguições em redes sociais.[Gramática] Pronuncia-se: /stólker/.Etimologia (origem da palavra stalker). A palavra stalker deriva do inglês stalker, com sentido de perseguidor.

Dúvidas de Português

O que é Stalking? 

Comportamento da pessoa que assedia outra de modo a perturbar, causar medo e alarmar sua vítima. Configura-se na intenção de manter uma relação de proximidade ou de intimidade com alguém, sendo que esta ação pode se efetivar de maneira sutil, em um primeiro momento, através de e-mails, cartas, mensagens etc.

A partir do momento em que a pessoa alvo deste assédio não corresponde às expectativas do assediador, ele pode assumir uma postura intimidatória, perigosa e assustadora, tentando de maneira insistente se manter perto da sua vítima, geralmente perseguindo, vigiando e observando todos os seus atos e rotinas. 

Sinônimos de Stalker

Stalker é sinônimo de: perseguidor

Definição de Stalker

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: stal-ker
Plural: stalkers

Exemplos com a palavra stalker

Para a psicóloga, não é a mania de superexposição que alimenta um "stalker", mas a velha e boa curiosidade. Folha de S.Paulo, 31/01/2011
Quem tem a prática como hábito ganhou um nome: "stalker" (do verbo "stalk", perseguir em inglês). Folha de S.Paulo, 31/01/2011
Hoje eu vasculho a vida de bastante gente, sou stalker assumida. Folha de S.Paulo, 11/09/2012
stalker

Outras informações sobre a palavra

Possui 7 letras
Possui as vogais: a e
Possui as consoantes: k l r s t
A palavra escrita ao contrário: reklats

Conteúdo revisto em março de 2021. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro