parônimo

Significado de Parônimo

substantivo masculino [Gramática] Palavra cuja forma se parece à de outra, embora possua significado diferentes; exemplos de palavras parônimas: lactante e lactente; infligir e infringir; descrição e discrição.
Etimologia (origem da palavra parônimo). A palavra parônimo deriva do grego "paronumos,os,on", que significa com nome parecido.

Dúvidas de Português

Parônimo ou Homônimo? 

  • Parônimo define as palavras que têm a mesma grafia ou uma grafia semelhante, mas com sentidos diferentes; são exemplos de palavras parônimas: eminente e iminente; arrear e arriar; lactante e lactente; infligir e infringir; descrição e discrição. 

  • Homônimo define palavras que têm a mesma pronúncia, mas com sentidos diferentes; são exemplos de palavras homônimas: tachar e taxar; acender e ascender; estrato e extrato; espiar e expiar. 

Definição de Parônimo

Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Separação silábica: pa-rô-ni-mo
Plural: parônimos
Feminino: parônima

Exemplos com a palavra parônimo

Nesse tipo de caso, a boa consulta é aquela que vai até o fim, e o fim não é a "descoberta" de um eventual parônimo, que, quando existe, impõe ao consulente uma ida a esse verbete. Folha de S.Paulo, 26/09/2013
Para entrar na alma local, é preciso escutar a zamba (diz-se "samba"), que não guarda parentesco com o parônimo brasileiro. Folha de S.Paulo, 23/08/2012
parônimo

Outras informações sobre a palavra

Possui 8 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: m n p r
A palavra escrita ao contrário: ominôrap

Rimas com parônimo


Anagramas de parônimo

  • omníparo
  • pirômano
Conteúdo revisto em abril de 2021. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro