Viajar na maionese: descubra a origem e significado da expressão

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Você está viajando na maionese! Quantas vezes você ouviu essa frase ao longo da sua vida? Muitas, com certeza! Mas... por que dizemos isso? Leia com atenção, nada de viajar na maionese agora!

Viajar na maionese

Qual é a origem desta expressão?

Existem algumas teorias que tentam explicar a origem da expressão viajar na maionese. Desde viagens prometidas e não oferecidas por uma fábrica de maionese até uma frase utilizada nos presídios do Rio de Janeiro para indicar que se cometeu um erro. Nenhuma dessas versões é, contudo, considerada oficial.

A criação desta expressão poderá ter como base o próprio significado das palavras. O verbo viajar pode ser usado com o sentido de delirar ou alucinar. O substantivo maionese, com sentido figurado, indica um conjunto de coisas misturadas e confusas, ou seja, uma miscelânea, desordem ou confusão.

Qual é, afinal, o significado da expressão viajar na maionese?

A expressão viajar na maionese é usada para indicar que alguém fez ou disse alguma coisa sem lógica ou sentido, como uma bobagem ou um absurdo. É usada também para afirmar que alguém está distraído, qua não está prestando atenção ao que está acontecendo.

  • Você está viajando na maionese com essa história!
  • Desculpe a confusão, viajei na maionese!
  • A conversa esteve ótima até que ela começou a viajar na maionese sem mais nem menos!
  • Preste atenção! Sempre viajando na maionese!
  • Aula de história: hora de viajar na maionese!

Nota: Existe também a expressão escorregar na maionese, mais usada com o sentido de cometer um erro, dar uma mancada.

Você também vai gostar:

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também