etos

Significado de Etos

substantivo masculino [Sociologia] Reunião daquilo que é próprio e particular (hábitos, costumes, práticas, comportamentos etc.) a um povo, cultura, sociedade, tendo em conta uma região e época determinadas; éthos.
Reunião das bases e aspectos individuais que exercem influência na criação de algo (livro, obra, pintura, ideologia, teoria etc.); éthos.
Modelo moral, comportamental, afetivo e intelectual que, ligeiramente permanente, guia a vida de uma pessoa em sociedade; êthos.
[Retórica] Para a retórica clássica aristotélica, parte que, compondo um argumento, está centrada no caráter moral e imparcial do orador, buscando ter a confiança de quem o escuta.
Personalidade de quem é capaz de expressar autocontrole diante de situações sentimentais intensas, desordenadas e caóticas; êthos.
Etimologia (origem da palavra etos). Do grego ēthos, ous, "hábito".

Dúvidas de Português

[Gramática] Forma aportuguesada de éthos ou êthos, sendo estas grafias também usadas e consideradas corretas.

Definição de Etos

Classe gramatical: substantivo masculino de dois números
Separação silábica: e-tos

Exemplos com a palavra etos

Tão mordaz foi o retrato que ele traçou do etos machista e violento da escola que vários generais peruanos tacharam o livro de fruto de uma "mente degenerada", paga pelo Equador para solapar o prestígio do Exército. Folha de S.Paulo, 19/06/2012
Na verdade, os líderes militares das guerras revolucionárias e napoleônicas buscavam explicitamente desfazer os vínculos dos recrutas com a vida civil e lhes incutir um etos novo --um etos militar. Folha de S.Paulo, 04/03/2012
etos

Outras informações sobre a palavra

Possui 4 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: s t
A palavra escrita ao contrário: sote

Rimas com etos


Anagramas de etos

  • esto
  • oste
  • seto
  • teso
  • sotê
Conteúdo revisto em maio de 2018. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro