ontologia

Significado de Ontologia

substantivo feminino Parte da filosofia que considera o ser em si mesmo, na sua essência, independentemente do modo em que se manifesta.
[Por Extensão] Reunião de conceitos e definições; representação de um conceito compartilhado.
[Informática] Técnica de organização de informação, como representação de um conhecimento, buscando compartilhar e reutilizar essas informações.
[Filosofia] Parte da filosofia que se dedica ao estudo das características mais gerais do ser, separando-as das categorizações que ofuscam sua essência absoluta.
[Filosofia] Raciocínio sobre a significação mais geral do ser, exemplificando aquilo que faz com que seja possível as várias existências.
[Medicina] Ciência que analisa o ser da patologia, principalmente o ser das febres, tendo em conta a maneira como a doença se origina, seguindo um modelo bem delimitado.
Etimologia (origem da palavra ontologia). Onto + logia.

Definição de Ontologia

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: on-to-lo-gi-a
Plural: ontologias

Exemplos com a palavra ontologia

Filósofo e ficcionista, Jean-Paul Sartre (1905-1980) criou, como contrapartida literária de sua "ontologia fenomenológica" (subtítulo da bíblia existencialista, "O Ser e o Nada"), peças teatrais e romances dominados pela ideia de nossa contingência e pela angústia de nossa indeterminação. Folha de S.Paulo, 25/03/2012
A atenção com a ontologia é mais recente. Folha de S.Paulo, 31/01/2010
Durante séculos, inúmeros filósofos surgiram e debateram ética, estética, epistemologia, ontologia e os mais variados assuntos. Folha de S.Paulo, 19/01/2011
ontologia

Outras informações sobre a palavra

Possui 9 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: g l n t
A palavra escrita ao contrário: aigolotno

Rimas com ontologia


Anagramas de ontologia

  • alogonito
  • antológio
Conteúdo revisto em março de 2018. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro