Coletivo de livros

Beatriz Santana
Beatriz Santana
Professora de Português

O substantivo coletivo de livros é biblioteca, a palavra que nomeia um conjunto de livros:

  • Tenho uma biblioteca em casa.
  • A Biblioteca Nacional reúne obras raríssimas.

A palavra acervo também é utilizada como substantivo coletivo de livros. Entretanto, esse termo representa o coletivo de várias outras coisas. Por exemplo, acervo do museu, acervo histórico, acervo de documentos, entre outros. Exemplos:

  • A minha biblioteca dispõe de um acervo limitado de livros.
  • No acervo de livros infantis da Biblioteca Nacional, há obras raras de Monteiro Lobato.

Já o termo livraria, que embora faça referência à quantidade de livros, é utilizado apenas para nomear locais em que há venda de livros. Assim como, sebo, nome dado aos lugares que compram, vendem e trocam livros usados. Logo, livraria e sebo não são substantivo coletivo de livro. São apenas referências de lugares onde livros são comercializados. Por exemplo:

  • A livraria do centro da cidade é especializada na venda de livros da área jurídica.
  • O sebo tem um vasto acervo de livros e um diversificado acervo de discos de vinil para venda.

Acervo e Biblioteca: entenda a diferença

  • A biblioteca do Centro Cultural é vasta. Há livros de todas as áreas do conhecimento: ciências políticas, ciências sociais, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências exatas, ciências da natureza, engenharias etc.
  • O acervo de livros da área das ciências sociais e aplicadas da biblioteca do Centro Cultural é o mais consultado.

Os substantivos coletivos são palavras que, no singular, nomeiam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie e podem exprimir a ideia de um todo ou de partes. Logo, biblioteca corresponde ao todo e acervo às partes desse todo.

Para conhecer outros substantivos coletivos, acesse Coletivos: lista de substantivos coletivos.

Beatriz Santana
Beatriz Santana
Entre um brincar de giz na lousa da escola e a cartilha Caminho Suave, sonhei ser professora. Sou licenciada em Letras e a maior parte da minha vida profissional foi dedicada a formação de professores. Ensinar exige um aprender constante. Por isso, sigo aprendendo e ensinando, ensinando e aprendendo para além dos muros de uma escola. Adoro peças de teatro, shows e arte em geral.

Veja também