ascese

Significado de Ascese

substantivo feminino Conjunto de exercícios que busca o aperfeiçoamento espiritual, geralmente através de práticas de reclusão e afastamento da sociedade, e à renúncia dos prazeres carnais.
Disciplina ou conhecimento que visa obter a prática perfeita em alguma coisa (trabalho, ofício, arte, profissão etc.).
[Religião] Conjunto de preceitos severos, de ações disciplinares, e regras morais destinadas aos fiéis, justificadas pelo ato de realizar as vontades divinas ou para cumprir leis sagradas.
[Religião] Dedicação excessiva à prática das virtudes em busca de uma perfeição ética.
[Filosofia] Pensamento contrário ao que afirma, tendo em conta conceitos religiosos, que a plenitude (do corpo e do espírito) está atrelada à vontade de viver.
[Filosofia] Em alguns âmbitos da filosofia grega, reunião das teorias, disciplinas e práticas, definidas pela ação de controlar austera e rigorosamente o próprio corpo e espírito, buscando fortalecer a busca empírica e teórica da verdade.
Etimologia (origem da palavra ascese). Do grego áskesis, eos “prática em algo, especialmente numa arte”; pelo latim ascesis.

Definição de Ascese

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: as-ce-se
Plural: asceses

Exemplos com a palavra ascese

Apenas constatar que as ferramentas da inteligência racional parecem insuficientes para explicar determinadas condições de ascese artística como as que experimentou Van Gogh. Terra, 16/02/2019
Para isso, Loznitsa despoja a forma e elimina os enfeites seguindo a crença que a ascese culmina imediatamente em algum tipo de revelação. Folha de S.Paulo, 26/10/2012
Ouvir o outro lado faz parte da ascese para tornar-se um indivíduo livre. Gazeta do Povo, 27/08/2018
ascese

Outras informações sobre a palavra

Possui 6 letras
Possui as vogais: a e
Possui as consoantes: c s
A palavra escrita ao contrário: esecsa

Rimas com ascese


Conteúdo revisto em julho de 2020. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro