religião

Significado de Religião

substantivo feminino Crença de que existe uma força sobrenatural criadora do Universo, de todas as coisas e pessoas, sendo essa força Deus.Crença de que esse Deus rege o destino do ser humano e, em razão disso, deve ser respeitado.Reunião dos princípios, crenças e ou rituais particulares a um grupo social, determinado de acordo com certos parâmetros, concebidos a partir do pensamento de uma divindade e de sua relação com o indivíduo; fé, culto: religião protestante.Culto que, prestado a certa divindade, se baseia na reunião dos princípios acima citados.Comportamento moral e intelectual resultante dessa crença.[Figurado] Tudo aquilo que se pode parecer com uma religião: atualmente, o capitalismo é uma nova religião.[Figurado] Reunião de normas éticas ou morais.[Religião] Atenção excessiva e cuidadosa aos princípios religiosos.Maneira própria que essa crença assume, baseando-se em distintas doutrinas: eles possuíam religiões diferentes, mas continuavam amigos.Etimologia (origem da palavra religião). A palavra religião deriva do latim "religio,onis", que significa crença na existência de um poder que está acima dos homens; culto de religião ou prática religiosa.

Dúvidas de Português

Origem da Palavra Religião

A palavra religião deriva do latim religio, religionis, que significa culto religioso ou práticas que a ele se relacionam. Também pode significar santidade ou lei de Deus. 

Segundo Cícero, filósofo grego da Antiguidade, a palavra religio deriva do latim relegere, que significa fazer uma nova leitura, neste âmbito a palavra seria usada como ação de reler.

Popularmente a palavra religião passou a possuir uma nova interpretação etimológica que, construída por autores modernos, associa religio, religionis à religare, com o sentido de ligar ou prender fortemente. 

O Dicio, assim como outros dicionários, mantém como etimologia da palavra religião sua origem clássica, ou seja, religião deriva do latim “religio, onis” e não tem relação com religare, com o ato de religar, de atar fortemente. 

Sinônimos de Religião

Religião é sinônimo de: piedade, divindade, culto, doutrina, crença, , devoção

Antônimos de Religião

Religião é o contrário de: irreligião

Definição de Religião

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: re-li-gi-ão
Plural: religiões

Frases com a palavra religião

Fonte: Pensador
Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.
- Machado de Assis
Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.
- Sigmund Freud

Exemplos com a palavra religião

Foi além, conforme noticiamos aqui mesmo neste website: "[A burca] não é sinal de religião mas de subserviência". Folha de S.Paulo, 29/06/2009
Para extravasar as energias negativas da personagem, a atriz recorre à superstição e à religião. Folha de S.Paulo, 08/06/2014
Quer demonstrar que a religião (qualquer uma) é nociva aos homens e trouxe muito mais violência do que paz. Folha de S.Paulo, 29/06/2009
religião

Outras informações sobre a palavra

Possui 8 letras
Possui as vogais: a e i o
Possui as consoantes: g l r
A palavra escrita ao contrário: oãigiler

Conteúdo revisto em junho de 2022. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro