artigo

Significado de Artigo

substantivo masculino [Jurídico] Divisão ou subdivisão numerada que compõe um documento, uma constituição, uma lei etc: uma Constituição pode possuir muitos artigos.
[Jornalismo] Texto narrativo, descritivo ou argumentativo; matéria divulgada em jornais, meios comunicativos, revistas etc: alguns jornais publicam artigos de opinião.
Num texto, o que se quer realçar, destacar.
Aquilo que pode ser comercializado, produto ou mercadoria: loja de artigos de luxo, artigos para presente etc.
[Gramática] Termo que, normalmente, antecede um substantivo, nome, determinando-o ou indeterminando-o; concorda com o mesmo em gênero e número; classificam-se, por isso, em: artigos definidos ou artigos indefinidos.
Artigo definido. Gramática. Que possui a função ou capacidade de identificar algo ou alguém e, para tal, pressupõe-se conhecimento sobre o que se fala, sobre o assunto em questão; são artigos definidos - o, a, os, as: preciso que você me devolva o livro.
Artigo indefinido. Gramática. Que denota imprecisão; que indetermina algo ou alguém; cujo assunto não é do conhecimento do ouvinte ou do leitor; são artigos indefinidos - um, uma, uns, umas: preciso que você me empreste um livro qualquer.
Artigo de fundo. Jornalismo. Designação de editorial.
Em artigo de morte. Que está à beira da morte.
Etimologia (origem da palavra artigo). Do latim articulus.i.

Sinônimos de Artigo

Artigo é sinônimo de: cláusula, item

Definição de Artigo

Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Separação silábica: ar-ti-go
Plural: artigos

Frases com a palavra artigo

Fonte: Pensador
Nunca compreendi a solidariedade. Aceitei-a como artigo de fé tradicional. Se tivéssemos coragem de a afastar completamente, livrar-nos-íamos do peso que incomoda a nossa personalidade.
- Henrik Ibsen
Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.
- Joaquim Nabuco

Exemplos com a palavra artigo

O jornal "L'Osservatore Romano", publicado pela Santa Sé, prestou tributo a Michael Jacksonem sua edição desta sexta-feira (26), em um artigo cujo título pergunta: "Terá morrido de verdade?". Folha de São Paulo, 26/06/2009
Tal garantia está no Código de Defesa do Consumidor (artigo 42) e em duas resoluções da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) --a 426 de 2005 e a 477 de 2007. Folha de São Paulo, 26/06/2009
O jornal "Herald Tribune" destaca um artigo em especial, o 219, que permite ao governo de Hugo Chávez interceptar ou gravar "comunicações privadas, seja por ondas, pelo telefone ou qualquer outro meio". Folha de São Paulo, 26/06/2009
artigo

Outras informações sobre a palavra

Possui 6 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: g r t
A palavra escrita ao contrário: ogitra

Rimas com artigo


Anagramas de artigo

  • garito
  • Gratio
  • ortiga
  • tiorga
  • trágio
  • trogia
  • gritão
  • tigrão