tino

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Tino

substantivo masculino Capacidade de julgar; juízo, sensatez.Demonstração de prudência; cuidado.Capacidade de prever, de pressentir; tato, intuição.Comportamento sagaz, perspicaz; penetração, inteligência.Tendência natural para evitar situações perigosas; precaução.Capacidade de se orientar; boa orientação.Facilidade de caminhar no escuro.expressão Perder o tino. Deixar de ter juízo; enlouquecer.Etimologia (origem da palavra tino). De origem controversa.
substantivo masculino Vaso arredondado partido ao meio; tina.Etimologia (origem da palavra tino). Forma alterada de tina.

Antônimos de Tino

Tino é o contrário de: descontrole, imprudência, loucura, desatino

Definição de Tino

Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Separação silábica: ti-no

Exemplos com a palavra tino

Uma vez dispondo de ajuda gratuita e capacitada, seu tino comercial os levará a abraçar a causa capaz de converter vizinhos aborrecidos em novos clientes. Folha de S.Paulo, 28/08/2012
Já pensou em saborear uma boa cerveja enquanto apara as madeixas? Não, o "Guia" não perdeu o tino. Folha de S.Paulo, 28/08/2014
tino

Outras informações sobre a palavra

Possui 4 letras
Possui as vogais: i o
Possui as consoantes: n t
A palavra escrita ao contrário: onit

Anagramas de tino

  • nito
  • tôni
  • Toni
Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.