Tinha ou tinham

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo:
Tinha indica a 3.ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti.
Tinham indica a 3.ª pessoa do plural: Eles tinham saudades de ti.

A dúvida no uso de tinha e tinham surge em orações sem sujeito, nas quais o verbo ter atua como um verbo impessoal.

Qual é a frase correta?

  • Tinha candidatos esperando no corredor.
  • Tinham candidatos esperando no corredor.

A frase certa é: Tinha candidatos esperando no corredor.

Verbo ter: verbo impessoal

Com sentido de existir, em linguagem informal, o verbo ter é utilizado como verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular, independentemente do objeto direto estar no singular ou no plural.

Exemplos do uso impessoal do verbo ter

  • Tinha roupas espalhadas por todo o chão.
  • Tinha crianças de todas as nacionalidades no evento.
  • Tem muitos brinquedos dentro do baú.
  • Tem dois currículos na sua mesa para você analisar.
  • Teve momentos em que ponderei desistir.

Isso acontece porque, em linguagem coloquial, é feita a substituição do verbo haver pelo verbo ter para indicar a existência de algo. Como o verbo haver é impessoal com esse sentido, sendo usado numa oração sem sujeito, a impessoalidade do verbo mantém-se com o verbo ter.

Linguagem formal: verbo haver

O uso do verbo ter como sinônimo de haver apenas é considerado aceitável em linguagem informal. Em momentos mais formais de comunicação, deverá ser utilizado apenas o verbo haver.

Exemplos com o verbo haver:

  • Havia roupas espalhadas por todo o chão.
  • Havia crianças de todas as nacionalidades no evento.
  • Há muitos brinquedos dentro do baú.
  • Há dois currículos na sua mesa para você analisar.
  • Houve momentos em que ponderei desistir.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também