tangará

Significado de Tangará

substantivo masculino [Ornitologia] Nome comum a vários pássaros da família dos Piprídeos; os machos de muitas espécies apresentam grande variedade de colorido, principalmente os do gênero Pipra, ou como em Antilophia galeata, em que o macho é preto, azul no dorso e vermelho na cabeça, ou como em Chiroxiphia caudata, de cor predominante azul, cauda e asas pretas; recebem também os nomes de dançador, dançarino, fandangueiro e atangará.
Tangará-de-cabeça-branca, Ornit: pássaro da família dos Piprídeos (Pipra pipra cephaloleucos), de cor negra, com a fronte, cabeça e nuca brancas; cabeça-branca.
Tangará-de-cabeça-encarnada: pássaro da família dos Piprídeos (Pipra galeata), de cor preta predominante, e carmesins a cabeça, o manto, que termina em ponta no meio do dorso, e a poupa, que pende para a frente.
Tangará-de-cabeça-vermelha: pássaro da família dos Piprídeos (Pipra erythrocephala rubrocapila), de cor negra e cabeça vermelha.
Etimologia (origem da palavra tangará). Do tupi tangará.

Definição de Tangará

Classe gramatical: substantivo masculino
Flexão do verbo tangar na: 3ª pessoa do singular do futuro do presente do indicativo
Separação silábica: tan-ga-rá
Plural: tangarás

Exemplo com a palavra tangará

No dia seguinte, numa encosta do Corcovado, um pico alto da serra, avistamos um tangará, ave azul celeste com detalhes pretos nas asas e na cabeça, e "boné" vermelho. Folha de S.Paulo, 19/09/2013
tangará

Outras informações sobre a palavra

Possui 7 letras
Possui a vogal: a
Possui as consoantes: g n r t
A palavra escrita ao contrário: áragnat

Rimas com tangará


Anagramas de tangará

  • agantar
  • targana
  • tanagra
  • tânagra