status quo

Significado de Status quo

substantivo masculino [Popular] Condição que permanece antes de qualquer alteração: não queria perder o status quo de socialite.
Etimologia (origem de status quo). A palavra status qui tem sua origem influenciada pela forma preferencial "statu quo", com o sentido de "no estado anterior".

Dúvidas de Português

Status quo ou Statu quo?

  • Status quo é a forma popularizada de statu quo, seu uso não está cristalizado sendo considerado em muitos contextos como incorreto. 
  • Statu quo é a grafia correta e prefencial desta palava. 

Origem da palavra "statu quo": 

Statu quo deriva da frase latina: statu quo res erant ante bellum, e significa literalmente "no estado em que as coisas estavam antes da guerra". Seu sentido atual refere a algo que não se altera ou que se mantém sempre da mesma forma: o ex-presidente continua a se comportar como se não tivesse perdido sei statu quo de líder político.

Ver também: status, estatuto, estado, condição, statu quo.

Definição de Status quo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: sta-tus-quo

Exemplos com a palavra status quo

O primeiro pacto, explicou hoje Barrot, "manteria o status quo" e "respeitaria todas as normas europeias de proteção de dados", enquanto no definitivo a UE será "mais ambiciosa" e tentará conseguir a reciprocidade na troca de dados. Folha de S.Paulo, 30/07/2009
Fortalecida e lucrativa, a indústria bancária quer agora manter o "status quo". Folha de S.Paulo, 10/08/2009
Muitos diplomatas e analistas esperam que o novo presidente mantenha o status quo autoritário em Mianmar, com Than Shwe, 78, exercendo influência nos bastidores. Folha de S.Paulo, 04/02/2011
status quo

Outras informações sobre a palavra

Possui 10 letras
Possui as vogais: a o u
Possui as consoantes: q s t
A palavra escrita ao contrário: ouq sutats

Rimas com status quo


Conteúdo revisto em julho de 2020. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro