As duas formas - rolê e rolé - são usadas, em linguagem coloquial, para indicar um pequeno passeio. Dar um rolé ou dar um rolê significa dar uma volta:
O timbre fechado ou aberto da vogal e varia de região para região, de estado para estado. Rolê, com timbre fechado (ê), é a forma preferencialmente utilizada em São Paulo. Rolé, com timbre aberto (é), é a forma preferencialmente utilizada no Rio de Janeiro.
Apesar do uso frequente de rolé e rolê na indicação de um passeio curto e descontraído, os principais dicionários não abonam esse significado para as duas palavras. Também o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras faz a distinção entre os dois vocábulos.
Apenas o substantivo masculino rolé, com acento agudo, é tido como indicativo de um pequeno passeio, de uma voltinha, de uma saída rápida.
Exemplos com rolé:
O substantivo masculino rolê, com acento circunflexo, é usado, principalmente, para indicar um bife rolê, ou seja, um bife enrolado com toucinho, cenoura,… Rolê pode indicar também um movimento de capoeira.
Exemplos com rolê:
Atualmente, o termo rolezinho é usado como gíria para indicar um ajuntamento de pessoas em algum lugar com o objetivo de socializar e se divertir. É um movimento defendido por alguns e criticados por outros.
As palavras rolêzinho e rolézinho, com acentuação gráfica, estão erradas. A palavra perde o acento na formação do diminutivo porque há uma mudança na sílaba tônica da palavra.
Em rolê, a sílaba tônica é lê (ro-LÊ).
Em rolé, a sílaba tônica é lé (ro-LÉ).
Em rolezinho, a sílaba tônica é zi (ro-le-ZI-nho).
Exemplos com rolezinho: