rim

Significado de Rim

substantivo masculino Órgão par dos vertebrados, que secreta a urina. (Os rins estão situados a um lado e outro do último terço da coluna vertebral.).
Rim artificial, aparelho que permite suprir a função renal no curso de certas uremias agudas.
substantivo masculino plural A parte inferior da região lombar.
[Arquitetura] Parte de uma abóbada compreendida entre a linha do extradorso, a do prolongamento dos pés-direitos e a que passa ao nível de seu ponto mais alto.
O rim é formado por um complexo de numerosos pequenos tubos, cuja função é extrair do sangue e concentrar e eliminar em parte os resíduos do organismo (uréia, ácido úrico etc.), retendo as substâncias úteis, cujas moléculas são ordinariamente menores que as dos resíduos. O rim não é, portanto, mero filtro, mas uma glândula cuja secreção é seletiva no estado normal. As inflamações do rim, ou nefrites, acarretam graves perturbações nos órgãos: perda de substâncias úteis (albuminas), eliminação imperfeita dos resíduos (uréia), o que provoca a uremia.

Definição de Rim

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: rim
Plural: rins

Exemplos com a palavra rim

Quase 40% dos casos de câncer de rim são diagnosticados quando o tumor está nos estágios 3 ou 4, considerados avançados e com poucas chances de cura, aponta o Encare (Estudo Nacional sobre o Câncer Renal) -primeiro levantamento do gênero, realizado pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia). Folha de S.Paulo, 09/07/2009
Ele diz que nenhum outro país do mundo faz o rastreamento do câncer de rim. Folha de S.Paulo, 09/07/2009
Pouco se sabe sobre o que causa o câncer de rim. Folha de S.Paulo, 09/07/2009
rim

Outras informações sobre a palavra

Possui 3 letras
Possui a vogal: i
Possui as consoantes: m r
A palavra escrita ao contrário: mir

Rimas com rim


Anagramas de rim

  • mir