relatividade

Significado de Relatividade

substantivo feminino Teoria segundo a qual o tempo é relativo, sendo a velocidade distribuída entre o tempo e o espaço: teoria da relatividade.
[Física] Albert Einstein. Teoria de acordo com a qual o espaço e o tempo são conceitos relativos, sendo que (nos fenômenos físicos) a descrição do curso espaço-temporal está dependente da movimentação dos instrumentos de medida, em relação ao objeto.
[Física] Albert Einstein. Teoria segundo a qual as leis da física são idênticas para os referenciais em inércia, sendo o valor da velocidade da luz no vácuo invariável, em relação aos diferentes observadores que se movimentam a velocidades permanentes: teoria da relatividade especial; teoria da relatividade restrita.
Característica ou condição do que é relativo, do que se estabelece por meio de uma comparação.
Etimologia (origem da palavra relatividade). Relativo + i + dade.

Sinônimos de Relatividade

Relatividade é sinônimo de: contingência, condicionalidade

Definição de Relatividade

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: re-la-ti-vi-da-de
Plural: relatividades

Exemplos com a palavra relatividade

Diferentemente do que informou o texto da reportagem "Expansão do universo traz limites para exploração humana" (Ciência - 23/09/2009 - 16h22), numa hipotética espaçonave com aceleração por volta de nove metros por segundo a cada segundo, devido à relatividade o tempo passaria mais lentamente na nave, e não na Terra. Folha de S.Paulo, 25/09/2009
Apesar da vasta distância, isto iria tomar cerca de 50 anos para o astronauta de referência, porque o tempo passaria mais lentamente na Terra devido à relatividade. Folha de S.Paulo, 23/09/2009
relatividade

Outras informações sobre a palavra

Possui 12 letras
Possui as vogais: a e i
Possui as consoantes: d l r t v
A palavra escrita ao contrário: edadivitaler

Rimas com relatividade