poder

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Poder

verbo transitivo direto e intransitivo Possuir a capacidade ou a oportunidade de: podemos fazer o trabalho; mais pode o tempo que a pressa.verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Exercer influência sobre algo ou alguém: ele pode nadar muitos quilômetros; o diretor pensa que pode.verbo transitivo direto Ser autorizado para; ter permissão para: os adolescentes não podem beber.Possuir o necessário para: eles podiam trabalhar.Estar sujeito a: naquele temporal, o atleta pode se machucar.Ter possibilidade para alcançar alguma coisa; conseguir: com a queda do adversário, o oponente pôde ganhar.Demonstrar calma e paciência para: ele está sempre agitado, não se pode acalmar nunca?Possuir excesso de vigor para: eles puderam vencer os obstáculos.Estar autorizado moralmente para; ter um pretexto ou justificação para: tendo em conta seu excesso de conhecimento, podia conseguir o emprego.Possuir características necessárias para aguentar (alguma coisa): nunca pôde ver acidentes.Possuir a chance ou a vontade de: não puderam entrevistar o presidente.Demonstrar controle acerca de: o professor não pode com os alunos desobedientes.substantivo masculino Autorização ou capacidade de resolver; autoridade.Ação de governar um país, uma nação, uma sociedade etc.: poder déspota.Esse tipo de poder caracterizado por seus efeitos: poder presidencial.Capacidade de realizar certas coisas; faculdade: nunca teve o poder de fazer amigos.Superioridade absoluta utilizada com o propósito de chefiar, governar ou administrar, através do uso de influência ou de obediência.Ação de possuir alguma coisa; posse.Atributo ou habilidade de que alguma coisa consiga realizar certo resultado; eficácia: o poder nutritivo do espinafre é excelente.Característica ou particularidade da pessoa que se demonstra capaz de; perícia: o palestrante tinha o poder de encantar o público.Excesso de alguma coisa; abundância: um poder de tiros que se alastrou pelo bairro.Força, energia, vitalidade e potência.Etimologia (origem da palavra poder). A palavra poder deriva do latim "possum,pote,potùi,posse,potēre, significando “ser capaz, ter a capacidade de”.

Dúvidas de Português

Poder ou Puder? 

As duas palavras existem estão corretas.

Puder, com u, é a ação do verbo poder, no sentido de ter autorização para algo ou ato de exercer influência sobre; usado em frases como: salve-se quem puder!

Poder, com o, pode ser tanto um substantivo que significa autorização ou autoridade. Além disso, pode ser um verbo com vários sentidos, sendo o mais comum ter a capacidade ou a autorização para fazer alguma coisa. 

Definição de Poder

Classe gramatical: substantivo masculino, verbo intransitivo, verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto
Tipo do verbo poder: irregular
Separação silábica: po-der
Plural: poderes

Frases com o verbo poder

Fonte: Pensador
Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.
- Fernando Pessoa
Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.
- Friedrich Nietzsche

Exemplos com o verbete poder

O governo espanhol criou nesta sexta-feira um fundo de auxílio ao setor financeiro dotado de 9 bilhões de euros (US$ 12,7 bilhões), que permitirá ao poder público entrar no capital de entidades em dificuldades. Folha de S.Paulo, 26/06/2009
Ele afirmou que até agora não há indício de prova sobre o envolvimento do poder público no caso. Folha de S.Paulo, 16/11/2011
O ex-presidente vinha mantendo uma vida discreta desde que passou o poder a Barack Obama, em janeiro. Folha de S.Paulo, 25/10/2009
poder

Outras informações sobre o verbete

Possui 5 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: d p r
O verbo escrito ao contrário: redop

Conjugação do verbo poder

Tipo do Verbo: irregular
Infinitivo: poder
Gerúndio: podendo
Particípio Passado: podido

Indicativo

Subjuntivo

Imperativo

Infinitivo

Anagramas de poder

  • podre
  • Pedro
  • depor
  • pedro
  • drope
  • predo
Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.