linha dura

Significado de Linha dura

expressão Forma radical e intransigente de agir e de pensar que, não respeitando nem tolerando ideias opostas, combate impiedosamente seus adversários; geralmente usada no contexto político: o novo governo está alinhado com o discurso linha dura da extrema direita.
[Por Extensão] Forma muito rigorosa de agir, de proceder, de se orientar: a empresa adotou linha dura para conseguir cumprir os prazos.
Grupo, facção, partido ou corrente que segue e divulga essa forma radical de ação e de pensamento: a linha dura da oposição reuniu-se para discutir os próximos passos no senado.

Definição de Linha dura

Classe gramatical: expressão
Separação silábica: li-nha du-ra

Exemplos com a palavra linha dura

Para alguns deles, a polêmica da nomeação de Mashai e sua renúncia sob a ordem do líder supremo, é um ato teatral da linha dura no Irã para desviar a atenção da opinião pública da crise política que afeta atualmente o país. Folha de S.Paulo, 25/07/2009
O líder sul-coreano, que até agora manteve uma linha dura com o regime vizinho, disse que seu país ajudará caso a Coreia do Norte abandone o programa nuclear. Folha de S.Paulo, 15/08/2009
linha dura

Outras informações sobre a palavra

Possui 10 letras
Possui as vogais: a i u
Possui as consoantes: d h l n r
A palavra escrita ao contrário: arud ahnil

Rimas com linha dura