lágrimas de crocodilo

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Lágrimas de crocodilo

expressão Choro falso, fingido, hipócrita; choro de quem está fingindo um sentimento de tristeza.Demonstração de tristeza que não é sincera: as lágrimas de crocodilo na despedida foram de um constrangimento tal que não consegui assistir tamanha hipocrisia.Etimologia (origem de lágrimas de crocodilo). A expressão lágrimas de crocodilo deriva da junção do plural da palavra lágrima, lágrimas, e da palavra crocodilo.

Expressões Idiomáticas

Origem da expressão "Lágrimas de Crocodilo"

Os crocodilos, ao capturar uma presa, abrem muito a boca para engolir completamente a sua vítima, sem a mastigar, em razão disso suas mandíbulas pressionam suas glândulas lacrimais, fazendo-o lacrimejar e dando a impressão de que está chorando.

Sinônimos de Lágrimas de crocodilo

Lágrimas de crocodilo é sinônimo de: fingimento, falsidade, mentira, dissimulação, hipocrisia

Definição de Lágrimas de crocodilo

Classe gramatical: expressão
Separação silábica: lá-gri-mas de cro-co-di-lo
Singular: lágrima de crocodilo

Exemplos com a palavra lágrimas de crocodilo

Quem financia tanto terror? Quem entrega armas e equipamentos de guerra nas mãos desses facínoras? A resposta inescapável é única: são os que hoje derramam lágrimas de crocodilo. Carta Capital, 23/11/2015
Goldstein mira o tráfico ilegal de tigres e disse que a sociedade "precisa fazer mais do que apenas se irritar e chorar lágrimas de crocodilo". Folha de S.Paulo, 10/04/2014
lágrimas de crocodilo

Outras informações sobre a palavra

Possui 21 letras
Possui as vogais: a e i o
Possui as consoantes: c d g l m r s
A palavra escrita ao contrário: olidocorc ed samirgál

Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.