In memoriam, com m no final, é a forma correta de escrita desta locução latina. A forma in memorian, com n no final, está errada. In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários.
Esta expressão é utilizada também em dedicatórias a alguém já falecido e em convites de casamento, para indicar que o pai ou mãe dos noivos, mesmo falecido, estará sempre presente. In memoriam pode também assumir a função de um substantivo, se referindo a uma obra literária publicada após falecimento do autor, como uma homenagem póstuma.
Exemplos:
As expressões latinas não sofrem processos de aportuguesamento, devendo assim ser escritas em sua forma original, sem qualquer tentativa de aproximação às regras ortográficas e fonológicas da língua portuguesa. Deverão, contudo, ser grafadas com algum sinal indicativo da sua condição de expressão de outro idioma: em itálico, entre aspas, sublinhadas ou em negrito.
Existem, contudo, expressões portuguesas que podem substituir a locução latina in memoriam, como em memória ou em lembrança.
Exemplos:
Fique sabendo mais!
Muitas outras expressões latinas são usadas no dia a dia: