hidropisia

Significado de Hidropisia

substantivo feminino [Medicina] Acumulação patológica de líquidos em tecidos celulares, cavidades do organismo, ou em qualquer outra parte do corpo.
expressão Hidropisia Fetal. Doença definida pelo acúmulo anormal de líquidos em cavidades corporais do feto, durante a gestação, podendo afetar o peritônio (membrana abdominal), a pleura (membrana do tórax e pulmões) e o pericárdio (membrana externa do coração), causando edemas generalizados e levando à morte.
Etimologia (origem da palavra hidropisia). Do latim hydropsis, is; pelo francês hydropisie.

Dúvidas de Português

A grafia hidropsia não está registrada formalmente em dicionários, sendo a grafia hidropisia a forma preferencial dessa palavra.

Definição de Hidropisia

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: hi-dro-pi-si-a
Plural: hidropisias

Exemplos com a palavra hidropisia

O mendigo tirou de sua mochila, para mostrar uma História do Mundo Contemporâneo: um velho livro de bolso com as folhas inchadas, como os tornozelos de alguém que sofre de hidropisia. El País, 27/10/2017
O zika vírus, além de sua possível vinculação com a microcefalia, poderia provocar morte fetal, hidropisia e hidranencefalia quando contagia uma mulher grávida, segundo um novo estudo publicado nesta quinta-feira na revista especializada "PLOS Neglected Tropical Diseases". Terra, 25/02/2016
hidropisia

Outras informações sobre a palavra

Possui 10 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: d h p r s
A palavra escrita ao contrário: aisipordih

Conteúdo revisto em novembro de 2019. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro