gradiente

Significado de Gradiente

substantivo masculino Medida da variação de uma grandeza, numa determinada direção, tendo em conta sua dimensão espacial.
[Popular] Gradação de cor definida pela alteração de tons que variam gradualmente, do mais intenso para o menos intenso; degradê.
Taxa de variação de um fenômeno meteorológico em função da distância; no sentido vertical, o gradiente de temperatura tem a expressão de ºC por 100 m; no sentido horizontal, o gradiente de pressão é expresso em milibares por 100 km, ou por grau geográfico (111 km).
[Biologia] Variação da concentração de uma substância ou propriedade fisiológica que vai progressivamente decrescendo a partir de um ponto máximo, nas células e nos organismos.
expressão Gradiente de potencial. Taxa de variação do potencial (gravitacional, elétrico ou magnético), num campo de força, segundo a direção do campo.
Etimologia (origem da palavra gradiente). Do latim gradiens.entis.

Definição de Gradiente

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: gra-di-en-te
Plural: gradientes

Exemplos com a palavra gradiente

A solicitação foi feita pela Apple em julho de 2007, mas a IGB Eletrônica --dona da marca Gradiente no país-- já havia pedido o registro da marca "g gradiente iphone" em março de 2000. Folha de S.Paulo, 02/02/2013
A tipografia é mais austera: é menos alongada e abandona o gradiente de cores e o sombreamento presentes na forma anterior --características "skeuomórficas" que remetem a objetos palpáveis e cujo uso está aparentemente em declínio. Folha de S.Paulo, 29/08/2013
Construir envolvia grandes desafios: o gradiente, é claro, mas também o ruído do tráfego. Folha de S.Paulo, 07/02/2014
gradiente

Outras informações sobre a palavra

Possui 9 letras
Possui as vogais: a e i
Possui as consoantes: d g n r t
A palavra escrita ao contrário: etneidarg

Rimas com gradiente


Conteúdo revisto em junho de 2017. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro