frontão

Significado de Frontão

substantivo masculino [Arquitetura] Ornato arquitetônico na face principal de um edifício, geralmente decorando a fachada principal, composto pela cimalha e duas empenas.
Ornamento que, anexo ao remate de portas, janelas, mobília ou objetos de ouro, tem o formato semelhante ao do triângulo.
Muro contra o qual os jogadores da chamada "pelota basca" atiram a bola; local onde se pratica esse jogo; o próprio jogo.
Nome popular do jogo de bola de origem espanhola.
expressão Frontão do Partenon. Parte frontal, decorada e triangular, que sustentava uma cobertura, composta por um telhado de duas águas, do Paternon grego, templo que simboliza a hegemonia de Atenas, construído entre 447-436 a.C.
Etimologia (origem da palavra frontão). Do francês fronton.

Definição de Frontão

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: fron-tão
Plural: frontões

Exemplos com a palavra frontão

Os gregos se ressentem,no entanto, da falta das esculturas e dos frisos que adornavam o frontão do Partenon e, desde de 1982, o Ministério da Cultura da Grécia reclama a sua repatriação perante autoridades britânicas. Folha de S.Paulo, 16/09/2010
Mas, em seu frontão, nem a indicação de data ficou. Folha de S.Paulo, 15/12/2010
Em Londres, o museu Britânico tem coleção de estátuas do frontão do Partenon de Atenas, que foram levadas à Inglaterra, em 1806, por Thomas Bruce, o lorde Elgin. Folha de S.Paulo, 07/07/2011
frontão

Outras informações sobre a palavra

Possui 7 letras
Possui as vogais: a o
Possui as consoantes: f n r t
A palavra escrita ao contrário: oãtnorf

Rimas com frontão


Anagramas de frontão

  • foranto
Conteúdo revisto em setembro de 2019. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro