fez

Significado de Fez

substantivo masculino Barrete alto, vermelho, sem aba, com uma borla colorida de seda ou de lã.
É usado no Egito e no norte da África, onde é às vezes chamado tarbuche. Outrora, o fez era colorido com uma tintura extraída do suco de frutas vermelhas encontradas somente no Marrocos. Atualmente, essa mesma cor pode ser obtida por corantes químicos. O fez foi fabricado pela primeira vez em Fez, no Marrocos. Daí o seu nome.

Definição de Fez

Classe gramatical: substantivo de dois gêneros
Flexão do verbo fazer na: 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo
Separação silábica: fez
Plural: fezes

Frases com a palavra fez

Fonte: Pensador
Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.
- Machado de Assis
Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.
- Mark Twain

Exemplos com a palavra fez

O italiano Valentino Rossi fez o melhor tempo no treino oficial para a etapa da Holanda da MotoGP e largará na pole no próximo sábado. Folha de S.Paulo, 26/06/2009
Rossi fez sua melhor volta em 1min36s025. Folha de S.Paulo, 26/06/2009
Na última visita que fez à filha, Rosana disse ter escutado de um médico que a jovem deveria ter tomado "alguma droga sintética ou injetável para chegar naquele estado". Folha de S.Paulo, 26/06/2009
fez

Outras informações sobre a palavra

Possui 3 letras
Possui a vogal: e
Possui as consoantes: f z
A palavra escrita ao contrário: zef

Rimas com fez