fenomenologia

Significado de Fenomenologia

substantivo feminino Tratado dos fenômenos; análise comparativa ou estudo descritivo dos fenômenos, de tudo que se pode observar na natureza.
[Filosofia] Descrição filosófica dos fenômenos, em sua essência aparente e ilusória, observados a partir do contato com os sentidos individuais.
[Filosofia] William Hamilton (1788-1856). Demonstração instantânea anterior à compreensão teórica das situações, ações ou fatos psíquicos.
[Filosofia] E. Husserl (1859-1938). Metodologia filosófica que sugere uma descrição da experiência praticada pela consciência, sendo suas manifestações analisadas no âmbito da generalidade essencial.
Etimologia (origem da palavra fenomenologia). Fenômeno + logia.

Definição de Fenomenologia

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: fe-no-me-no-lo-gi-a
Plural: fenomenologias

Exemplos com a palavra fenomenologia

Uma curiosidade: o pianista Gustavsen é formado em psicologia, tem mestrado em musicologia e sua principal área de interesse é a fenomenologia da improvisação. Folha de S.Paulo, 13/06/2011
Muitos têm uma visão de realidade tão distorcida pela percepção alheia, tão fragmentada e amplificada pelos perfis e grupos a que pertencem, que geram especulações maiores do que pode supor sua vã fenomenologia. Folha de S.Paulo, 10/09/2012
fenomenologia

Outras informações sobre a palavra

Possui 13 letras
Possui as vogais: a e i o
Possui as consoantes: f g l m n
A palavra escrita ao contrário: aigolonemonef

Rimas com fenomenologia