Indivíduo é um substantivo sobrecomum masculino, apresentando um só gênero para indicar o masculino e o feminino: o indivíduo.
O indivíduo responsável pela limpeza das instalações é o senhor João.
O indivíduo responsável pela limpeza das instalações é a dona Helena.
Exemplos:
Quem é aquele indivíduo? É a professora da quinta série.
Minha filha, você é um indivíduo desta sociedade.
Os indivíduos femininos podem se retirar.
Na língua portuguesa existem dois gêneros gramaticais: o masculino e o feminino. A principal regra de formação do feminino é a substituição da vogal o átona final nas palavras no masculino pela vogal a, indicando assim sua forma feminina.
Contudo, esta regra não se aplica ao substantivo indivíduo porque indivíduo é um substantivo sobrecomum masculino, que apresenta apenas um gênero: o indivíduo.
Substantivos sobrecomuns são os que apresentam um só gênero para o masculino e o feminino. Existem outros substantivos sobrecomuns na língua portuguesa: a criança, a pessoa, o animal, a testemunha, a vítima, …
Atenção!
O substantivo feminino indivídua é usado muitas vezes de forma pejorativa numa linguagem informal, significando uma fulana, uma mulher qualquer.
Exemplo:
Aquela indivídua não é de confiança.
Fique sabendo mais!
A palavra indivíduo, enquanto adjetivo com significado de alguma coisa que não se divide, aceita flexão em gênero. Sendo, assim, correto usar a palavra indivídua enquanto adjetivo, sinônimo de indivisa, una.
Exemplo:
Os valores desta transição financeira são indivíduos.
As quantias desta transição financeira são indivíduas.