escaravelho

Significado de Escaravelho

substantivo masculino [Entomologia] Nome comum a vários besouros ester­queiros, de cor negra ou escura, comumente algo grandes, que têm o clípeo expandido de modo a cobrir as partes bucais. Constituem a família dos Escarabeídeos.
[Entomologia] Besouro esterqueiro, grande, de cor negra ou quase negra (Scarabaeus sacer), dos países mediterrâneos, que, talvez com um ou mais besouros relacionados, foi considerado pelos antigos egípcios o símbolo da ressurreição e da imortalidade.
[Arqueologia] Representação conven­cionalizada de um escaravelho, comumente em pedra ou faiança e com uma inscrição no lado inferior plano, que simbolizava o deus-sol Quepera. Era largamente usado no antigo Egito como talismã, ornamento e como símbolo da ressurreição (quando sobre uma múmia, p ex).
Escaravelho-da-batata: O mesmo que dorífora.
Etimologia (origem da palavra escaravelho). Do latim vulg *scarabiculu.

Definição de Escaravelho

Classe gramatical: substantivo masculino
Flexão do verbo escaravelhar na: 1ª pessoa do singular do presente do indicativo
Separação silábica: es-ca-ra-ve-lho
Plural: escaravelhos
Feminino: escaravelha

Frase com a palavra escaravelho

Fonte: Pensador
Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre entre os braços da flor que elegeu.
- Roger Martin du Gard

Exemplo com a palavra escaravelho

No entanto, o recém-nomeado ministro das Antiguidades, Zahi Hawass, disse em um comunicado que foram encontrados alguns objetos, incluindo um escaravelho-coração e uma pequena estátua Ushabti. Folha de S.Paulo, 14/02/2011
escaravelho

Outras informações sobre a palavra

Possui 11 letras
Possui as vogais: a e o
Possui as consoantes: c h l r s v
A palavra escrita ao contrário: ohlevaracse

Rimas com escaravelho