escama

Significado de Escama

substantivo feminino [Zoologia] Cada uma das pequenas lâminas de origem dérmica ou epidérmica, de natureza córnea ou óssea, que recobrem parte ou todo o corpo de certos vertebrados.
[Entomologia] Cada um dos pêlos de forma achatada que se encontram sobre o corpo de certos insetos, sendo abundantes nas asas das borboletas e mariposas, onde se apresentam com variado colorido.
[Anatomia] Cada uma das expansões laminares de alguns ossos do crânio do homem, como as escamas do frontal, do occipital e do temporal.
[Medicina] Pequena lâmina de epiderme que por si se destaca do corpo em certas moléstias de pele.
Lâmina ou camada externa, removível em forma de películas, lamínulas ou lascas, como, p ex, o revestimento preto, escamoso, de óxido, que se forma na superfície de ferro quando aquecido para laminação ou maleamento.
Ornamento em forma de escama.
[Botânica] Cada uma das folhas modificadas que na maioria dos espermatófitos servem para proteger um gomo antes do desabrochamento.
[Botânica] Bráctea fina, membranosa, paleácea ou lenhosa, como nos cones de coníferas.
[Apicultura] Cada um dos pedacinhos de cera que as abelhas produzem em suas glândulas ceríferas e que solidificam em contato com o ar. Essas escamas, quando não são mastigadas e aproveitadas pelas abelhas para a construção de favos, caem para o fundo da colméia, onde vão proporcionar ótimo ambiente para desenvolvimento da traça-da-cera. 10 Cada uma das lâminas em forma de escama que cobriam as armaduras.
Etimologia (origem da palavra escama). Do latim squama.

Sinônimos de Escama

Escama é sinônimo de: crosta

Definição de Escama

Classe gramatical: substantivo feminino
Flexão do verbo escamar na: 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo
Separação silábica: es-ca-ma
Plural: escamas

Frase com a palavra escama

Fonte: Pensador
Jogando a tarrafa
caboclo desfaz a lua.
Pesca estrelas de escama.
- Anibal Beça

Exemplos com a palavra escama

Está vendo como, tão inutilmente, tão amargamente, a lebre, escama a escama, pensa que vai se agarrando à serpente, virando serpente, proferindo oráculos. Folha de S.Paulo, 08/07/2012
Canapé de farofa de uarini, pirarucu desfiado e pacovan na escama de pirarucu. Folha de S.Paulo, 05/04/2012
Sobre cada escama de pirarucu, disponha uma camada de banana e a farofa por cima, e sirva em seguida. Folha de S.Paulo, 05/04/2012
escama

Outras informações sobre a palavra

Possui 6 letras
Possui as vogais: a e
Possui as consoantes: c m s
A palavra escrita ao contrário: amacse

Rimas com escama