equidade

Significado de Equidade

substantivo feminino Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, que julga de maneira imparcial, isenta e neutra, sem tomar partidos; imparcialidade: duvidou da equidade das eleições.Correção no modo de agir ou de opinar; em que há lisura, honestidade; igualdade: tratou-a com equidade.Disposição para reconhecer a imparcialidade do direito de cada indivíduo: a empresa reconhecia a equidade de seus funcionários.Etimologia (origem da palavra equidade). A palavra equidade deriva do latim "equitas,atis", que significa julgamento justo.

Dúvidas de Português

Equidade ou Igualdade? 

Igualdade se refere ao que não apresenta diferença, ao que tem o mesmo valor ou importância, quando comparado a outra coisa ou pessoa. Equivalência é um sinônimo possível para igualdade. 

Equidade tem a ver com senso de justiça, ou seja, correção e honestidade no modo de se comportar, de opinar. Imparcialidade é um sinônimo para equidade. 

A pronuncia da palavra equidade 

Alguns autores aceitam duas formas corretas para a pronúncia desta palavra, não havendo consenso em relação a isso. 

A pronuncia mais usada é /ecuidade/ por alusão ao trema, indicando que o "u" deve ser pronunciado, como em tranquilo. Embora seja possível também admitir /equidade/. 

Grafia correta: Eqüidade ou Equidade?

A grafia eqüidade está incorreta e deve ser evitada. Com o Novo Acordo Ortográfico houve a supressão do trema em todas as palavras da Língua Portuguesa e palavras aportuguesadas, com exceção das palavras derivadas de nomes próprios. 

Sinônimos de Equidade

Equidade é sinônimo de: integridade, isenção, justiça, lisura, honestidade, equivalência, igualdade

Antônimos de Equidade

Equidade é o contrário de: iniquidade, desonestidade

Definição de Equidade

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: e-qui-da-de
Plural: equidades

Frases com a palavra equidade

Fonte: Pensador
A lei tem dois e apenas dois fundamentos: a equidade e a utilidade.
- Edmund Burke
A polidez nem sempre inspira a bondade, a equidade, a complacência, a gratidão; mas, pelo menos, dá-lhes a aparência e faz aparecer o homem por fora como deveria ser por dentro.
- Jean de La Bruyère

Exemplos com a palavra equidade

Os manifestantes carregavam uma faixa onde pediam, em português, inglês e espanhol, "direito, justiça, equidade e integridade". Folha de S.Paulo
Entendo que o magistrado deve ser o primeiro a defender a equidade, que é buscada pela lei. Folha de S.Paulo, 23/02/2013
Os manifestantes carregavam uma faixa onde pediam "direito, justiça, equidade e integridade". Folha de S.Paulo
equidade

Outras informações sobre a palavra

Possui 8 letras
Possui as vogais: a e i u
Possui as consoantes: d q
A palavra escrita ao contrário: edadiuqe

Conteúdo revisto em agosto de 2021. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro