determinismo

Significado de Determinismo

substantivo masculino [Filosofia] Teoria que parte da premissa de que os fatos e ações humanas estão conectados ou são determinados por fatos e ações anteriores, sendo, portanto, consequências dos que os antecederam.
[Filosofia] Princípio de acordo com o qual o universo, especialmente falando da vontade e dos desejos humanos, está subordinado a leis inalteráveis, sendo o comportamento predeterminado pela natureza, e a liberdade uma ilusão.
Princípio segundo o qual todo fato tem uma causa e, nas mesmas condições, as mesmas causas produzem os mesmos fatos, o que implica a existência de leis específicas que regem fatos e causas.
[Filosofia] Sistema de acordo com o qual todos os fenômenos ou expressões da natureza estão conectados por relações de causalidade, sendo determinados por leis que não admitem o acaso, a não determinação, supondo que, com isso, seria possível, partindo do presente, prever o futuro ou retomar o passado.
Etimologia (origem da palavra determinismo). Determinar + ismo.

Definição de Determinismo

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: de-ter-mi-nis-mo
Plural: determinismos

Frase com a palavra determinismo

Fonte: Pensador
O homem é uma obra-prima da criação também pelo fato de que, com todo o determinismo, ele acredita agir como um ser livre.
- Georg Lichtenberg

Exemplo com a palavra determinismo

O determinismo biológico, ou biodeterminismo, é a teoria que explica os comportamentos criminosos e insanos por meio de medidas anatômicas, como o formato da testa. Folha de S.Paulo, 01/03/2010
determinismo

Outras informações sobre a palavra

Possui 12 letras
Possui as vogais: e i o
Possui as consoantes: d m n r s t
A palavra escrita ao contrário: omsinimreted

Rimas com determinismo


Conteúdo revisto em outubro de 2019. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro