conjunção

Significado de Conjunção

substantivo feminino [Gramática] Palavra ou locução invariável que liga duas orações ou dois termos de mesma função gramatical numa mesma oração.
Ocorrência, combinação ou associação de circunstâncias ou coisas; situação em que uma coisa ocorre simultaneamente a outra relacionada no tempo e espaço: conjunção de ideias.
Situação oportuna; conjuntura, ocasião, circunstância.
Ato de unir, de ligar ou reunir, em um só corpo formando uma unidade.
[Astronomia] Partindo de uma perspectiva do planeta Terra, proximidade observável entre dois corpos celestes que se apresentam alinhados, de modo a seres observados da Terra.
Ação ou efeito de conjungir, de unir uma coisa a outra, uma pessoa a outra.
Etimologia (origem da palavra conjunção). A palavra conjunção deriva do latim “conjunctio, onis”, com sentido de união, ligação.

Dúvidas de Português

Tipos de Conjunção:

  • Conjunção Coordenativa. Coordenativas são as que relacionam termos ou orações de mesma função gramatical. Por exemplo, " Manuel estuda e trabalha" ou "O Sol nos dá luz e calor", ou ainda "Não sei se leio ou escrevo". Em qualquer desses exemplos, nota-se que a conjunção coordenativa liga elementos independentes, estabelecendo entre eles relações de adição, como no primeiro caso, de igualdade, no segundo, de alternância, no terceiro. 
  • Conjunção Subordinativa. As conjunções subordinativas são as que ligam orações, uma das quais determina ou completa o sentido da outra. Por exemplo, "Só posso sair quando Pedro chegar" ou "O professor avisou que temos de chegar mais cedo". Nos dois exemplos, pode-se observar claramente a dependência do primeiro termo em relação ao segundo.

Ver também: coordenativa, subordinativa, oração

Sinônimos de Conjunção

Conjunção é sinônimo de: conjuntura, ensejo, circunstância, situação, concurso, conexão, ajuntamento, junção, união, associação, combinação, ligação, reunião, conciliação, coordenação, encontro, fusão, soma, aglutinação, agregação, unificação

Antônimos de Conjunção

Conjunção é o contrário de: desunião

Definição de Conjunção

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: con-jun-ção
Plural: conjunções

Exemplos com a palavra conjunção

Pela legislação anterior, estupro era a violência sexual praticada contra uma mulher, mas apenas quando havia "conjunção carnal". Folha de S.Paulo, 20/08/2009
Chávez disse ainda que a conjunção da união cívico-militar com a consciência do povo hondurenho reverterão a atual situação. Folha de S.Paulo, 12/07/2009
Segundo as investigações, a menina foi vítima de "conjunção carnal" e "ato libidinoso" dos 9 aos 12 anos. Folha de S.Paulo, 09/03/2013
conjunção

Outras informações sobre a palavra

Possui 9 letras
Possui as vogais: a o u
Possui as consoantes: c j n
A palavra escrita ao contrário: oãçnujnoc

Rimas com conjunção


Conteúdo revisto em agosto de 2020. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro