condomínio

Significado de Condomínio

substantivo masculino Direito de propriedade exercido em comum, por duas ou mais do que duas pessoas: o condomínio de um edifício de apartamentos.
Conjunto habitacional, composto por vários apartamentos ou imóveis, sendo a entrada e a saída controladas: condomínio fechado.
Num conjunto habitacional, aquilo que pertence coletivamente aos proprietários dos apartamentos: a escada é do condomínio.
Valor estabelecido em reunião que deve ser pago para cobrir as despesas de um conjunto habitacional: no meu prédio, pago 100 reais de condomínio.
Condição ou situação em que algo pertence a mais do que uma pessoa.
[Jurídico] Poder jurisdicional que, em direito internacional, atribui a mais do que um Estado o domínio por uma área ou território.
Etimologia (origem da palavra condomínio). Con + domínio.

Definição de Condomínio

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: con-do-mí-ni-o
Plural: condomínios

Exemplos com a palavra condomínio

Ele diz que, há cinco anos, quando se mudou, a locação e o condomínio custavam em torno de R$ 300. Folha de S.Paulo, 05/10/2014
Além dele, outros profissionais vão passar a tratar do ator dentro de seu condomínio, em Los Angeles. Folha de S.Paulo, 01/02/2011
O texto traz uma exceção: caso o condomínio aprove, as vagas poderão ser alugadas para terceiros. Folha de S.Paulo, 03/04/2012
condomínio

Outras informações sobre a palavra

Possui 10 letras
Possui as vogais: i o
Possui as consoantes: c d m n
A palavra escrita ao contrário: oinímodnoc

Rimas com condomínio


Conteúdo revisto em março de 2019. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro