conceder

Significado de Conceder

verbo transitivo direto e bitransitivo Tornar disponível, acessível; estar ou ficar à disposição de: concedeu liberdade aos presos; o rei concedia favores aos criados.
Oferecer alguma coisa a alguém para que esta pessoa a utilize: concedia receitas médicas; concedeu privilégios aos presidiários.
Desenvolver concessão, autorização para exploração; autorizar: a empresa concedeu uma parte dos lucros aos funcionários; o presidente concedeu a exploração das jazidas à prefeitura.
verbo transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo Oferecer permissão; permitir: o ditador concedeu que as dívidas fossem perdoadas; ela nunca lhe concedia intimidades.
Ser favorável a determinada opinião, ponto de vista ou solicitação de uma outra pessoa; concordar: concedo que naquele assunto os professores estavam equivocados; concede-me o seu tempo?
verbo transitivo direto e transitivo indireto Admitir como possibilidade verdadeira; aceitar: não posso conceder que nossa empresa está perdendo dinheiro.
Etimologia (origem da palavra conceder). O verbo conceder deriva do latim "concedere", significando conceder.

Sinônimos de Conceder

Conceder é sinônimo de: permitirautorizardadivarpresentearoutorgarcederconcordarbrindardardoarfacultarobsequiaroferecerofertar

Antônimos de Conceder

Conceder é o contrário de: negardiscordar

Definição de Conceder

Classe gramatical: verbo bitransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e indireto e verbo transitivo indireto
Tipo do verbo conceder: regular
Separação silábica: con-ce-der

Frases com o verbo conceder

Fonte: Pensador
Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.
- René Descartes
Hoje, não poderia conceder demais à minha desconfiança, visto que, agora, não é tempo de agir, mas apenas de meditar e de conhecer.
- René Descartes

Exemplos com o verbete conceder

A Previdência conseguiu reverter algumas decisões que a condenaram a conceder aumentos a segurados. Folha de S.Paulo, 03/10/2011
Para conceder o benefício, a universidade realiza um processo seletivo todos os anos. Folha de S.Paulo, 30/06/2009
Ao dar suas razões para não conceder a liberdade condicional a Biggs, Straw afirmou que é "inaceitável" que Biggs tenha escolhido não respeitar a lei e tentado evitar as consequências de sua decisão. Folha de S.Paulo, 02/07/2009
conceder

Outras informações sobre o verbete

Possui 8 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: c d n r
O verbo escrito ao contrário: redecnoc

Conjugação do verbo conceder

Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: conceder
Gerúndio: concedendo
Particípio Passado: concedido

Indicativo

Subjuntivo

Imperativo

Infinitivo

Conteúdo revisto em novembro de 2020. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Mais Curiosidades

As palavras mais usadas na língua portuguesa
As palavras mais usadas na língua portuguesa
Lista de verbos
Lista de verbos
10 palavras que se escrevem com SS e todo mundo escreve com Ç
10 palavras que se escrevem com SS e todo mundo escreve com Ç