A forma mais correta de escrita da palavra é clique. Click é a forma original da palavra em inglês e clique é a sua forma aportuguesada.
O substantivo masculino clique é muito usado atualmente na informática para indicar o ato de pressionar o botão do mouse e aceder a um site, página, link,… bem como de apertar um botão de like ou de subscrição. Clique se refere também a um som curto e nítido, como um estalido seco.
Clique é também a forma conjugada do verbo clicar na 3.ª pessoa do singular do imperativo (clique você) e na 1.ª e 3.ª pessoas do singular do presente do subjuntivo (que eu clique, que ele clique).
O verbo clicar indica o ato de pressionar o botão do mouse, de fotografar algo ou alguém ou de produzir som ou estalido.
Verbo clicar - Imperativo:
---
Clica (tu)
Clique (você)
Cliquemos (nós)
Clicai (vós)
Cliquem (vocês)
Verbo clicar - Presente do subjuntivo:
(Que eu) clique
(Que tu) cliques
(Que ele) clique
(Que nós) cliquemos
(Que vós) cliqueis
(Que eles) cliquem
Tradicionalmente tido como um verbo transitivo direto (clicar o botão), é atualmente utilizado como verbo transitivo indireto com regência da preposição em (clicar no botão).
Clique é uma palavra de origem inglesa, sendo considerada um estrangeirismo. No português, existem diversos vocábulos usados no dia a dia em diversos contextos que são provenientes da língua inglesa. São chamados de anglicismos.
Alguns desses vocábulos são usados na sua forma original, outros já apresentam uma forma aportuguesada, como clique.
Exemplos de anglicismos: