cérebro

Significado de Cérebro

substantivo masculino Centro nervoso situado no crânio dos vertebrados, muito desenvolvido no homem, no qual se compõe de dois hemisférios constituídos por numerosas circunvoluções. (O cérebro é o centro da sensibilidade consciente, dos movimentos voluntários e da atividade psíquica.).
A parte maior do encéfalo; massa nervosa que ocupa quase inteiramente a cavidade craniana e é a parte superior dos centros nervosos.
[Figurado] Espírito, inteligência, razão.
Centro diretor: a capital é o cérebro do país.
Cérebro eletrônico, nome dado impropriamente a dispositivos eletrônicos que podem efetuar certas operações (cálculo, direção de máquina) sem intervenção direta do homem.

Sinônimos de Cérebro

Cérebro é sinônimo de: cabeça, inteligência, mioleira, miolo, talento

Definição de Cérebro

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: cé-re-bro
Plural: cérebros

Frases com a palavra cérebro

Fonte: Pensador
Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal.
- Albert Einstein
A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê de mais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.
- Albert Einstein

Exemplos com a palavra cérebro

Por precaução, o médico José Sanchez levou o jogador para fazer duas tomografias, uma no cérebro e outra na coluna cervical, que não apontaram nenhum problema. Folha de S.Paulo, 29/06/2009
Trata-se da tecnologia de interface cérebro-máquina (BMI, na sigla em inglês), que permite dar ordens a máquinas e robôs apenas com pensamentos. Folha de S.Paulo, 29/06/2009
Assinado por Bill Lucas, especialista reconhecido internacionalmente na área do aprendizado, o livro lista 52 técnicas, descritas passo a passo, para potencializar a capacidade de aprendizado do cérebro. Folha de S.Paulo, 05/07/2009
cérebro

Outras informações sobre a palavra

Possui 7 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: b c r
A palavra escrita ao contrário: orberéc

Rimas com cérebro

  • deutocérebro
  • corais-cérebro
  • coral-cérebro
  • deuterocérebro
  • tritocérebro

Anagramas de cérebro

  • cérbero