blindar

Significado de Blindar

verbo transitivo direto Fazer a proteção com blindagem; revestir com chapa resistente, geralmente em metal ou aço: oficina especializada em blindar automóveis.
verbo transitivo direto e pronominal [Figurado] Proteger-se do perigo, de algo desagradável; resguardar-se: o governo blindou as fronteiras contra contrabando estrangeiro; depois daquela traição, blindou-se contra relacionamentos.
verbo transitivo direto e bitransitivo [Por Extensão] Envolver, cobrir, colocar um revestimento resistente ou impermeável para proteger ou servir de abrigo para.
verbo transitivo direto [Por Extensão] Colocar revestimento, cobertura, invólucro, capote, envoltório: o dentista blindou seus dentes com ouro.
[Eletricidade] Revestir compartimentos ou objetos com material adequado, para impedir a propagação de correntes elétricas ou magnéticas.
Etimologia (origem da palavra blindar). Do francês blinder.

Sinônimos de Blindar

Blindar é sinônimo de: couraçar, proteger, reforçar, revestir, resguardar

Definição de Blindar

Classe gramatical: verbo bitransitivo, verbo pronominal e verbo transitivo direto
Tipo do verbo blindar: regular
Separação silábica: blin-dar

Exemplos com o verbete blindar

A ideia é vencer e blindar a equipe de críticas há menos de um mês da estreia na competição mais importante do ano. Folha de S.Paulo, 17/11/2011
O Palácio do Planalto orientou a base a blindar o ministro, temendo desgaste com o PSB, um dos principais aliados. Folha de S.Paulo, 12/01/2012
Em troca, o ex-presidente teria prometido "blindar" o ministro na CPI que investiga Carlinhos Cachoeira. Folha de S.Paulo, 30/05/2012
blindar

Outras informações sobre o verbete

Possui 7 letras
Possui as vogais: a i
Possui as consoantes: b d l n r
O verbo escrito ao contrário: radnilb

Conjugação do verbo blindar

Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: blindar
Gerúndio: blindando
Particípio Passado: blindado

Indicativo

Subjuntivo

Imperativo

Infinitivo

Rimas com blindar